Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do estado nutricional de plantas de milho submetidas a niveis de nitrogenio, fosforo, potassio e manganes utilizando o sistema de visao artificial.

Processo: 09/51835-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Pedro Henrique de Cerqueira Luz
Beneficiário:Liliane Maria Romualdo
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Sensoriamento remoto   Macronutrientes   Zea mays   Diagnose foliar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diagnose Foliar | Macronutrientes | Sensoriamento Remoto | Visao Artificial | Zea Mays

Resumo

A utilização de sistema de visão artificial para avaliação do estado nutricional das plantas pode ser uma ferramenta promissora, principalmente para o diagnóstico complementar da necessidade de adubação para culturas, como por exemplo, do milho que se destaca como um dos principais cereais anuais da agricultura brasileira. O objetivo do trabalho é avaliar novo módulo do sistema de processamento de imagens digitais TreeVis (SVA) na identificação foliar de níveis dos nutrientes N, P, K e Mn em plantas de milho em casa de vegetação e posteriormente no campo. O delineamento experimental será inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4 (níveis) x 4 (épocas) com 4 repetições. Os tratamentos serão constituídos de 4 níveis de N, P, K e Mn, independentes para cada nutriente: 1-omissão completa; 2-1/3 da dose; 3-2/3 da dose e 4-dose completa, em 4 épocas de desenvolvimento da planta: V4, V7, no pendoamento e florescimento. Para cada estádio de desenvolvimento serão feitas amostragens de folhas e, por meio do SVA serão obtidas as imagens das folhas e, extraídos um conjunto de características que possam mostrar algum padrão comum do nutriente que se pretende avaliar, correlacionando com os resultados de análise química das referidas folhas nos respectivos estádios. No experimento em casa de vegetação também serão avaliados os parâmetros de crescimento, massa seca e determinados os teores de nutrientes na parte aérea e raiz, e para o experimento de campo será feita a avaliação da produção de grãos e determinação dos teores de nutrientes na folha diagnostica, além do estudo do SVA Será realizada correlação entre os teores foliares dos nutrientes avaliados e os sintomas que se manifestarem através da leitura das imagens do sistema de visão artificial para os níveis testados, em todas as épocas de avaliação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROMUALDO, L. M.; LUZ, P. H. C.; DEVECHIO, F. F. S.; MARIN, M. A.; ZUNIGA, A. M. G.; BRUNO, O. M.; HERLING, V. R.. Use of artificial vision techniques for diagnostic of nitrogen nutritional status in maize plants. COMPUTERS AND ELECTRONICS IN AGRICULTURE, v. 104, p. 63-70, . (10/18233-3, 09/51835-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROMUALDO, Liliane Maria. Utilização da visão artificial para diagnóstico nutricional de nitrogênio, fósforo, potássio e manganês em milho. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Zootecnica e Engenharia de Alimentos (FZE/BT) Pirassununga.