Advanced search
Start date
Betweenand

Exclusion matching on learning symbolic relations involving adjectives

Grant number: 10/13911-3
Support Opportunities:Scholarships in Brazil - Master
Start date: March 01, 2011
End date: February 28, 2013
Field of knowledge:Humanities - Psychology - Experimental Psychology
Principal Investigator:Deisy das Graças de Souza
Grantee:Thaís Arantes Ribeiro
Host Institution: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brazil

Abstract

O responder por "exclusão" ou mapeamento rápido (tendência a relacionar eventos novos em uma situação a que relações previamente aprendidas não se aplicam) vem sendo considerado como um dos processos pelo qual as crianças aprendem a relacionar palavras novas a objetos ou eventos. O responder por exclusão foi demonstrado em muitos estudos que, em geral, simulam a aprendizagem de relações do tipo substantivo (nome-objeto). A tarefa experimental típica é a de escolha de acordo com o modelo em que os estímulos modelo geralmente são palavras e os estímulos de comparação ou escolha são figuras de objetos ou os próprios objetos. O presente estudo tem como objetivo verificar se o responder por exclusão também ocorre no ensino de relações palavra-qualidade: os estímulos modelo ditados serão adjetivos e os estímulos de comparação visuais serão propriedades ou qualidades de objetos, pessoas ou eventos. Um segundo objetivo será verificar se existe relação entre a quantidade de tentativas de exclusão e a aprendizagem das novas relações que se pretende ensinar. Participarão do estudo 24 crianças de pré-escola, com 24 a 27 meses de idade, com desenvolvimento típico. Inicialmente será estabelecida uma linha de base de discriminações condicionais auditivo-visuais com adjetivos (/alegre/, /triste/, /bravo/) como modelos e faces estilizadas como estímulos de comparação; sondas de exclusão apresentarão as pseudopalavras /guli/ ou /neja / como modelo, uma face relacionada a uma palavra na linha de base (face definida) e uma face indefinida (não relacionada a palavras na linha de base). Selecionar a face indefinida evidenciará controle por exclusão ou mapeamento rápido. Tentativas adicionais de linha de base e de exclusão serão intercaladas com sondas de aprendizagem para verificar se (e depois de quantas tentativas) o responder por exclusão também resulta na aprendizagem da relação palavra ditada-característica da face para as duas peseudopalavras.

News published in Agência FAPESP Newsletter about the scholarship:
More itemsLess items
Articles published in other media outlets ( ):
More itemsLess items
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Scientific publications
(The scientific publications listed on this page originate from the Web of Science or SciELO databases. Their authors have cited FAPESP grant or fellowship project numbers awarded to Principal Investigators or Fellowship Recipients, whether or not they are among the authors. This information is collected automatically and retrieved directly from those bibliometric databases.)
RIBEIRO, THAIS ARANTES; GALLANO, TAMIRIS POLETINI; SOUZA, DEBORA DE HOLLANDA; DE SOUZA, DEISY DAS GRACAS. Responding and Learning by Exclusion in 2-Year-Olds: The Case of Adjectives. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 67, n. 3, p. 293-314, . (08/57705-8, 10/13911-3)