Advanced search
Start date
Betweenand

Structural characterization of the acessory glands and neuroendocrine components of the digestive system of pufferfish Sphoeroides testudineus (LINNAEUS 1758) (Tetraodontidae: Tetraodontiformes)

Grant number: 15/02084-2
Support Opportunities:Scholarships in Brazil - Scientific Initiation
Start date: June 01, 2015
End date: November 30, 2016
Field of knowledge:Biological Sciences - Morphology - Histology
Principal Investigator:Renata de Britto Mari
Grantee:Kainã Rocha Cabrera Fagundes
Host Institution: Instituto de Biociências (IB-CLP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brazil

Abstract

Os peixes apresentam uma grande biodiversidade de espécies e habitam uma gama de ambientes. A morfologia permite compreender melhor a ecologia e os hábitos alimentares das espécies. Variações na morfologia do sistema digestório dos peixes estão relatadas em algumas espécies, tais como os baiacus, pertencentes à ordem Tetraodontiformes, apresentam especialização do sistema digestório que o permite expandir o corpo por meio da ingestão de água ou ar se defendendo contra predadores. O baiacu Sphoeroides testudineus (LINNEAUS 1758) se alimenta basicamente de moluscos bivalves, gastrópodes e macroalgas e pode ser encontrado no Sistema Estuarino de Santos-São Vicente. Em estudos prévios, concluiu-se que essa espécie possui uma porção dilatada do esôfago que é responsável pela expansão corpórea e digestão química do alimento. Outra observação feita foi a ausência do pâncreas e a presença de um fígado proeminente, ocupando mais de um terço do corpo. Os peixes podem apresentar a porção exócrina do pâncreas dispersa no fígado e mesentério. A porção endócrina pode se apresentar na forma de sistema gastroenteropancreático (ou enteropancreático) e as células podem ser classificas em enterocromafins ou não e sistema do tipo fechado e aberto. As células produtoras de somatostatina não são enterocromafins e podem ser evidenciadas pela marcação do mensageiro químico através da imunohistoquímica. Esse mensageiro tem grande importância na regulação da insulina e glucagon no organismo. Por isso, esse trabalho tem o objetivo de descrever a morfologia das glândulas anexas, evidenciar os componentes neuroendócrinos argirófilos do Sistema Enteropancreático e as células imumorreativas à somatostatina para evidenciar o pâncreas do S. testudineus. Para isso, serão utilizados 30 espécimes adultos de S. testudineus oriundos de pesca artesanal na Baía de Santos, da qual serão coletados a porções intestinais proximal, médio e distal, e em seguida submetidos as técnicas de HE para uma descrição geral das glândulas anexas, de Grimelius para visualização dos componentes neuroendócrinos argirófilos do Sistema Enteropancreático e a imunohistoquímica com um anticorpo específico para somatostina.(AU)

News published in Agência FAPESP Newsletter about the scholarship:
More itemsLess items
Articles published in other media outlets ( ):
More itemsLess items
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)