Advanced search
Start date
Betweenand

Glaucoma as a model of chronodisruption: impact on the metabolism

Grant number: 19/19005-9
Support Opportunities:Scholarships in Brazil - Young Researchers
Start date: September 01, 2019
End date: April 30, 2022
Field of knowledge:Biological Sciences - Physiology - Physiology of Organs and Systems
Principal Investigator:Maria Nathália de Carvalho Magalhães Moraes Figueira Borges
Grantee:Maria Nathália de Carvalho Magalhães Moraes Figueira Borges
Host Institution: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brazil
Associated research grant:17/26651-9 - Glaucoma as a model of temporal information disruption: impact on the metabolism, AP.JP

Abstract

A retina, por meio de células ganglionares positivas para a melanopsina, constitui-se como a principal entrada de informação luminosa para o ajuste do oscilador central de mamíferos, os núcleos supraquiasmáticos (NSQ). O mecanismo molecular de genes de relógio no NSQ é o responsável pela geração da função rítmica, a qual é transmitida para os demais órgãos permitindo que todo o organismo apresente um alinhamento do tempo interno e deste em relação ao externo. A perda da relação interna estável entre os diferentes órgãos/funções pode gerar uma ruptura na relação de fase entre os relógios do organismo, fenômeno conhecido como cronoruptura, a qual está relacionada com alterações na fisiologia, levando a um quadro patológico. De fato, a exposição crônica a luz de baixa intensidade durante a noite está relacionada a alterações metabólicas e do perfil hormonal. Por outro lado, pergunta-se se indivíduos que apresentem comprometimento no envio da informação de luz ambiental ao relógio central poderiam apresentar algum tipo de alteração na fisiologia? Para responder a essa questão, animais que desenvolvem glaucoma tornam-se modelo ideal, uma vez que apresentam degeneração progressiva da camada ganglionar da retina. Quais seriam as consequências de curto e longo prazo da falta de exposição a luz? Poderiam patologias secundárias serem desenvolvidas em consequência do glaucoma? O presente projeto tem como objetivos: avaliar, durante o desenvolvimento e a progressão do glaucoma, os transcritos em órgãos relacionados ao metabolismo através de sequenciamento de RNA de nova geração; verificar a existência de uma possível degeneração trans-sináptica entre a retina e o NSQ; estabelecer a relação de causa-efeito entre desregulação da maquinaria molecular do relógio e surgimento de patologias em tecidos periféricos relacionados ao metabolismo; e verificar se o metabolismo de animais glaucomatosos pode ser alterado pela ativação do sistema de foto/ termo-recepção da pele. (AU)

News published in Agência FAPESP Newsletter about the scholarship:
More itemsLess items
Articles published in other media outlets ( ):
More itemsLess items
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Scientific publications
(References retrieved automatically from Web of Science and SciELO through information on FAPESP grants and their corresponding numbers as mentioned in the publications by the authors)
SUA-CESPEDES, CRISTHIAN; LACERDA, JOSE THALLES; ZANETTI, GIOVANNA; DAVID, DANIELA DANTAS; MORAES, MARIA NATHALIA; DE ASSIS, LEONARDO V. M.; CASTRUCCI, ANA MARIA L.. Melanopsin (OPN4) is a novel player in skin homeostasis and attenuates UVA-induced effects. JOURNAL OF PHOTOCHEMISTRY AND PHOTOBIOLOGY B-BIOLOGY, v. 242, p. 15-pg., . (16/00696-3, 13/07937-8, 19/19005-9, 21/01659-2, 17/26651-9, 18/23043-0, 18/16511-8, 12/50214-4, 12/12663-1, 18/14728-0, 17/24615-5, 20/04524-8, 14/16412-9)