Advanced search
Start date
Betweenand

Influence of pyriproxyfen on the differentiation and development of the flight muscles of workers of Apis mellifera (Hymenoptera: Apidae)

Grant number: 09/05342-1
Support Opportunities:Scholarships in Brazil - Post-Doctoral
Start date: July 01, 2009
End date: June 30, 2011
Field of knowledge:Biological Sciences - Morphology - Cytology and Cell Biology
Principal Investigator:Osmar Malaspina
Grantee:Fernanda Corrêa Fernandez
Host Institution: Centro de Estudos de Insetos Sociais (CEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brazil

Abstract

Devido à grande diversidade botânica encontrada no Brasil e à adaptação da abelha Apis mellifera, a apicultura tornou-se uma importante atividade. No entanto, somente a partir da segunda metade do século vinte que o setor sofreu impulso, com o advento da africanização pela hibridização das subespécies européias com a africana. Nos últimos anos, o uso indiscriminado de pesticidas em regiões agrícolas e urbanas intensificou-se e as abelhas, embora não seja o alvo destes produtos químicos tóxicos, são altamente vulneráveis à contaminação por forragear nas áreas contaminadas. Por isso, elas são constantemente vítimas do uso de inseticidas para combater insetos-praga nas plantações presentes nas áreas onde forrageiam. O uso indiscriminado e irracional de agrotóxicos está submetendo os polinizadores a situações de estresse severo, que pode gerar prejuízos econômicos, fato evidenciado pela constante queda da densidade de abelhas nos arredores dos campos agrícolas em várias partes do mundo. Recentemente, cientistas identificaram um fenômeno denominado "colony collapse disorder" (CCD) nos Estados Unidos, aonde apicultores chegaram a perder 90% de suas colméias. As causas desta alta mortalidade ainda não estão bem esclarecidas. Sabe-se apenas que, em muitos casos as operárias campeiras, encarregadas de coletar o néctar e o pólen, pela perda da capacidade de vôo ou por desorientação, não conseguem retornar às colméias. Tendo em vista que o inseticida piriproxifeno é um análogo do hormônio juvenil (HJ) e a musculatura do vôo, uma estrutura que não se encontra na larva, o presente trabalho pretende investigar o efeito do inseticida sobre a diferenciação e desenvolvimento dessa musculatura em operárias de Apis mellifera tratadas com dietas contendo o pesticida. O hormônio juvenil atua durante a fase larval como um hormônio de crescimento, conservando o inseto nessa fase, impedindo a pupação e conseqüente entrada na fase adulta. Nas mudas larvais o título do hormônio decresce enquanto o de ecdisona se eleva. Nas intermudas o título do HJ torna a elevar-se. Quando o estágio larval termina e irá ocorrer a muda larva-pupa a taxa de HJ vai praticamente a zero e a de ecdisona se eleva e assim permanece. Vários estudos relatam efeitos diversos, da exposição de larvas de operárias de abelhas ao HJ no 5º estágio (último) larval, fase crucial para o desenvolvimento das características de vários órgãos do adulto, mas a musculatura do vôo ainda não foi objeto desse tipo de estudo. Diante dessas considerações, este trabalho visa analisar, através da Microscopia de Luz (ML), Microscopia Eletrônica de Transmissão (M.E.T.) e também morfometria, a ação toxicológica do piriproxifeno, sobre a formação de desenvolvimento da musculatura do vôo em operárias de Apis mellifera.

News published in Agência FAPESP Newsletter about the scholarship:
More itemsLess items
Articles published in other media outlets ( ):
More itemsLess items
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Scientific publications
(The scientific publications listed on this page originate from the Web of Science or SciELO databases. Their authors have cited FAPESP grant or fellowship project numbers awarded to Principal Investigators or Fellowship Recipients, whether or not they are among the authors. This information is collected automatically and retrieved directly from those bibliometric databases.)
FERNANDEZ, FERNANDA CORREA; DA CRUZ-LANDIM, CARMINDA; MALASPINA, OSMAR. Influence of the insecticide pyriproxyfen on the flight muscle differentiation of Apis mellifera (Hymenoptera, Apidae). MICROSCOPY RESEARCH AND TECHNIQUE, v. 75, n. 6, p. 844-848, . (09/05342-1)