Advanced search
Start date
Betweenand


Marcel Proust e a imprensa da Belle Époque: ethos, poética e imaginário midiáticos

Full text
Author(s):
Yuri Cerqueira dos Anjos
Total Authors: 1
Document type: Doctoral Thesis
Press: São Paulo.
Institution: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Defense date:
Examining board members:
Philippe Leon Marie Ghislain Willemart; Jeanne Marie Gagnebin de Bons; Daniela Mantarro Callipo; Terezinha Fátima Tagé Dias Fernandes; Guillaume Pinson
Advisor: Philippe Leon Marie Ghislain Willemart
Abstract

Os escritos de imprensa de Marcel Proust, mais do que simples exercícios preparatórios para o romance, são produções amplamente inseridas no suporte onde foram publicadas. Através de um estudo que conjuga análise discursiva, análise do suporte e elementos intertextuais, a presente pesquisa visa investigar o diálogo entre a presença de Proust na imprensa e seu contexto midiático. Para isso, propomos um percurso organizado em torno de três elementos centrais: o ethos, a poética e o imaginário. Em primeiro lugar, o estudo do ethos, a imagem de si apresentada no discurso, proporciona uma compreensão de como Proust lida com a especificidade da enunciação no texto de imprensa. Em seguida, procuramos entender como diversos escritos de Proust (manuscritos, reflexões teóricas, escritos de imprensa) dialogam com a poética da imprensa e evocam uma série de traços ligados à escrita periódica (improvisação, submissão à demanda, uso de clichês etc.). Por fim, abordamos o problema do imaginário midiático, a série de representações da imprensa que se mostra presente nos artigos de Proust e que busca apreender as características e consequências do fenômeno midiático de maneira mais ampla. Esse percurso argumentativo em três tempos é empreendido através da leitura sistemática dos textos de Proust e dos periódicos onde ele publicou, bem como da utilização de conhecimentos relacionados à história cultural da época. Considerando a produção jornalística proustiana na sua diversidade - de pequenas notas a contos e artigos de fundo, passando por escritos mundanos e entrevistas -, é possível concluir que o sistema da imprensa constitui, em diversos níveis, um traço fundamental para sua compreensão. A imprensa é, ao mesmo tempo, um elemento central na construção de diversas vozes enunciativas e um fator essencial da prática, do pensamento e das representações encontradas nos escritos de imprensa de Marcel Proust. (AU)

FAPESP's process: 11/21581-6 - Proust and the Belle Époque press: press context and journalistical poetic in Marcel Proust´s press writings (1892-1913)
Grantee:Yuri Cerqueira dos Anjos
Support Opportunities: Scholarships in Brazil - Doctorate