Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do papel da enzima ácido graxo sintase no processo metastático de melanoma em modelo murino (B16F10 / C57BL6)

Processo: 05/52631-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de março de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Edgard Graner
Beneficiário:Marco Antonio Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Melanoma   Neoplasias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acido Graxo Sintase | Camundongo | Cancer | Erbb2 | Fas | Melanoma

Resumo

O melanoma representa 1,2% de todos os novos cânceres ao redor do mundo, com algo em torno de 70.000 novos casos diagnosticados anualmente. No Brasil são esperados em torno de 6.000 novos casos para o ano de 2005, segundo a projeção do Instituto Nacional do Câncer. O alto índice de mortalidade em pacientes com melanoma deve-se a metástases para o fígado, pulmões, cérebro, ossos e intestino delgado, dentre outros órgãos. FAS é a enzima responsável pela produção endógena de ácidos graxos, a qual é mínima em tecidos normais e alta em muitos tumores malignos, estando em alguns casos associada com pior prognóstico para o paciente, como nos melanomas. Muitas evidências demonstram que inibidores específicos de FAS bloqueiam a síntese de DNA e causam apoptose em linhagens celulares derivadas de tumores de próstata, mama e cólon e que a atividade da FAS é necessária para a produção de fosfolipidios da membrana celular. Receptores de andrógeno (RA) e receptores da família ErbB estimulam a expressão da atividade de FAS em linhagens celulares de câncer de próstata e de mama. O presente projeto tem como objetivos: 1) Estudar o efeito da cerulenina, um inibidor especifico da atividade de FAS, na incidência de metástases em modelo de melanoma murino (células B16F10 e camundongos C57BL6) e 2) Analisar a expressão das proteínas FAS, RA, ErbB2 e p27 em linhagens celulares estabelecidas a partir das metástases, em comparação com linhagens obtidas dos tumores primários. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO, MARCO A.; ZECCHIN, KARINA G.; SEGUIN, FABIANA; BASTOS, DEBORA C.; AGOSTINI, MICHELLE; RANGEL, ANA LCIA C. A.; VEIGA, SILVIO S.; RAPOSO, HELENA F.; OLIVEIRA, HELENA C. F.; LODA, MASSIMO; et al. Fatty acid synthase inhibition with Orlistat promotes apoptosis and reduces cell growth and lymph node metastasis in a mouse melanoma model. International Journal of Cancer, v. 123, n. 11, p. 2557-2565, . (05/50297-3, 04/13903-0, 04/06397-0, 02/08030-1, 04/13904-6, 05/52631-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Marco Antonio. Análise do papel da enzima ácido graxo sintase no processo metasttico de melanoma em modelo murino (B16F10/C57BL6). 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Campinas, SP.