Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e aplicação de nanocarreadores multifuncionais para entrega intraductal de quimioterápicos visando o tratamento do Câncer de Mama

Processo: 19/26048-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2020
Vigência (Término): 31 de maio de 2024
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Luciana Biagini Lopes
Beneficiário:Giovanna Cassone Salata
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/13877-1 - Nanocarreadores para a quimioprevenção e tratamento localizado de tumores de mama, AP.JP2
Assunto(s):Nanoemulsão   Ácido hialurônico   Paclitaxel   Neoplasias mamárias   Carcinoma intraductal não infiltrante

Resumo

Neste projeto, propomos o desenvolvimento e avaliação de nanoemulsões funcionalizadas com ácido hialurônico para o tratamento intraductal localizado de Carcinoma Intraductal In Situ e outras lesões mamárias (que aumentam o risco de desenvolvimento de formas invasivas do Câncer de Mama) de modo a unir eficácia, seletividade e redução de efeitos adversos sistêmicos de quimioterápicos. A fim de potencializar os efeitos citotóxicos e reduzir resistência, propomos a co-incorporação de 3 compostos ativos: (i) o paclitaxel, fármaco citotóxico, eficaz em diversos tipos de tumores, (ii) o elacridar, inibidor potente do transportador de efluxo P-gp, associado ao desenvolvimento de resistência a quimioterápicos (inclusive paclitaxel) e (iii) álcool perílico, um monoterpeno capaz de potencializar o efeito citotóxico de outros compostos. Após a caracterização da nanoemulsão, serão avaliados os efeitos celulares e eficácia dos nanocarreadores em modelos 2D e 3D, uptake celular, retenção mamária e eficácia em modelo animal de carcinogênese induzida quimicamente. Com esse projeto, visamos contribuir para o desenvolvimento de uma plataforma localizada, mais eficaz e segura para o tratamento do Câncer de Mama. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA-FERNANDEZ, SANDRA; MATOS, JENYFFER K. R.; SCHEUNEMANN, GABY S.; SALATA, GIOVANNA C.; CHORILLI, MARLUS; WATANABE, IL-SEI; DE ARAUJO, GABRIEL L. B.; SANTOS, MARINILCE F.; ISHIDA, KELLY; LOPES, LUCIANA B. Nanostructured lipid carriers containing chitosan or sodium alginate for co-encapsulation of antioxidants and an antimicrobial agent for potential application in wound healing. International Journal of Biological Macromolecules, v. 183, p. 668-680, JUL 31 2021. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.