Advanced search
Start date
Betweenand

Antimicrobial activity of plants from Brazilian Cerrado against Streptococcus mutans.

Grant number: 10/01868-6
Support Opportunities:Scholarships in Brazil - Doctorate
Start date: July 01, 2010
End date: July 31, 2011
Field of knowledge:Health Sciences - Dentistry
Principal Investigator:Pedro Luiz Rosalen
Grantee:Luciana Aranha Berto
Host Institution: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brazil

Abstract

Apesar do constante desenvolvimento de técnicas de prevenção e tratamento da cárie dental, esta doença continua tendo alta prevalência. Por este motivo, tem crescido o interesse por novos agentes que possam auxiliar o controle do biofilme dental, tendo os compostos de origem natural lugar em destaque. O Streptococcus mutans (S. mutans), principal microrganismo associado ao desenvolvimento da cárie, tem sido muito estudado quanto aos seus fatores de virulência. Desta forma, objetivo deste trabalho é avaliar a atividade antimicrobiana de quatro extratos de plantas do cerrado brasileiro contra S.mutans (UA159) e estudar a atividade destes extratos sobre a expressão de importantes genes relacionados à virulência desta bactéria. Extratos hidroalcoólicos de Lantana camara, Cochlospermum regium, Plantago tomentosa e Plantago major serão avaliados com relação à sua atividade contra S. mutans por meio de testes antimicrobianos que envolvem a determinação da concentração inibitória mínima (CIM), concentração bactericida mínima (CBM), inibição da aderência de células e diminuição de pH em solução. Os extratos que apresentarem resultados satisfatórios serão fracionados por gradiente de polaridade e suas frações submetidas aos testes já citados para determinação da fração que contém as referidas propriedades. As frações selecionadas serão submetidas a testes complementares de viabilidade bacteriana (time kill), inibição de formação e queda de pH em biofilme de S. mutans, os quais serão obtidos em discos de hidroxiapatita. Após estes testes, as frações que apresentarem resultados positivos serão avaliadas quanto à atividade sobre a expressão de alguns genes importantes relacionados à virulência do S. mutans, por meio de análises de RT-qPCR. Todos os testes antimicrobianos serão feitos com controles positivos (clorexidina 0,12%) e negativos (tween 80 a 1%), em triplicata e em três experimentos independentes. Análise estatística será feita por meio de prospecção dos resultados para escolha dos melhores testes. Espera-se com este estudo, avaliar novos agentes naturais para o controle do biofilme dental e ampliar o conhecimento sobre a expressão de fatores de virulência e adaptação do S. mutans.

News published in Agência FAPESP Newsletter about the scholarship:
More itemsLess items
Articles published in other media outlets ( ):
More itemsLess items
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Academic Publications
(References retrieved automatically from State of São Paulo Research Institutions)
BERTO, Luciana Aranha. Atividade antimicrobiana de extratos de plantas do cerrado brasileiro contra Streptococcus mutans. 2014. Doctoral Thesis - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.