Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo in vitro e in vivo de novos compostos: com alvo-específico (hnRNP K) ou com ação na mitocôndria para uso como antitumoral em carcinoma oral ou como citoprotetor em célula não-tumoral

Processo: 13/01355-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 31 de maio de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Andréia Machado Leopoldino
Beneficiário:Renata Nishida Goto
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias de cabeça e pescoço   Mitocôndrias   Citoproteção

Resumo

No Brasil, o câncer aparece como a segunda causa de mortalidade, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. As estimativas para o câncer de cavidade oral é cerca 9.990 casos novos em homens e 4.180 em mulheres, para o Brasil, no ano de 2012. Esses valores correspondem a um risco estimado de 10 casos novos a cada 100 mil homens e 4 a cada 100 mil mulheres. Os avanços na compreensão da biologia das neoplasias de cabeça e pescoço têm aberto novas direções na ciência. As pesquisas estão sendo direcionadas para o desenvolvimento de terapias com alvos moleculares específicos que são úteis na predição dos tratamentos ou na seleção de pacientes que podem responder a uma determinada terapia molecular com base nas alterações moleculares dos tumores. A proteína hnRNP K, recentemente identificada como superexpressa em câncer de cabeça e pescoço, especialmente em língua e laringe, representa um novo e atrativo alvo terapêutico para esse tipo de câncer, podendo o planejamento de candidatos a fármacos dirigidos a essa proteína enriquecer o arsenal terapêutico contra a doença, com o uso de terapias farmacológicas mais eficientes e menos agressivas, não somente em câncer de cabeça e pescoço, mas, possivelmente, em câncer de mama e colorretal, uma vez que também existem evidências do envolvimento de hnRNP K na progressão da doença. A mitocôndria de células cancerosas também tem sido objeto de estudo, pois existem diferenças entre as mitocôndrias de células normais e de células de câncer. As diferenças genéticas, moleculares e bioquímicas podem ser os fatores causais ou que contribuem para o desenvolvimento do câncer. Com base nesses dados selecionamos 4 compostos, sendo dois alvo específico (hnRNP K) e 2 compostos que atuam na mitocôndria, para estudar os efeitos in vitro e in vivo na viabilidade celular e avaliar o potencial como antitumoral ou citoprotetor com potencial aplicação como um novo fármaco. Neste trabalho serão usadas linhagens de carcinoma oral humano, cultura primária de fibroblastos humanos e linhagem de queratinócito humano não-tumoral imortalizado para a análise dos efeitos dos diferentes compostos selecionados. As metodologias compreenderão técnicas diferentes para determinação de viabilidade celular, tipo de morte celular, genotoxicidade, resposta molecular com aumento ou fosforilação de proteínas, resposta ao estresse oxidativo, etc. Pretende-se no fim do projeto ter a caracterização dos compostos como antitumoral ou citoprotetor e obter resultados preliminares de farmacocinética (somente se os compostos tiverem o efeito proposto). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOTO, RENATA NISHIDA; SOBRAL, LAYS MARTIN; STRINGHETTA-PADOVANI, KARINA; GARCIA, CRISTIANA B.; DA SILVA, GABRIEL; VITEK, MICHAEL P.; LEOPOLDINO, ANDREIA MACHADO. Synergic effect of OP449 and FTY720 on oral squamous cell carcinoma. European Journal of Pharmacology, v. 882, SEP 5 2020. Citações Web of Science: 0.
GOTO, RENATA NISHIDA; SOBRAL, LAYS MARTIN; SOUSA, LUCAS OLIVEIRA; GARCIA, CRISTIANA BERNADELLI; LOPES, NORBERTO PEPORINE; MARIN-PRIDA, JAVIER; OCHOA-RODRIGUEZ, ESTAEL; VERDECIA-REYES, YAMILA; LAZARO PARDO-ANDREU, GILBERTO; CURTI, CARLOS; LEOPOLDINO, ANDREIA MACHADO. Anti-cancer activity of a new dihydropyridine derivative, VdiE-2N, in head and neck squamous cell carcinoma. European Journal of Pharmacology, v. 819, p. 198-206, JAN 15 2018. Citações Web of Science: 13.
ALMEIDA, LUCIANA O.; GOTO, RENATA N.; NETO, MARINALDO P. C.; SOUSA, LUCAS O.; CURTI, CARLOS; LEOPOLDINO, ANDREIA M. SET overexpression in HEK293 cells regulates mitochondrial uncoupling proteins levels within a mitochondrial fission/reduced autophagic flux scenario. Biochemical and Biophysical Research Communications, v. 458, n. 2, p. 300-306, MAR 6 2015. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOTO, Renata Nishida. Estudo in vitro e in vivo de novos compostos: com alvo-específico (hnRNP K e SET) ou com ação na mitocôndria para uso como antitumoral em carcinoma oral ou como citoprotetor em célula não-tumoral. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.