Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de protocolos de ensino informatizados

Processo: 19/25795-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Acordo de Cooperação: CONFAP - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa
Pesquisador responsável:Marcelo Salvador Caetano
Beneficiário:Marcelo Salvador Caetano
Instituição Sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Carlos Barbosa Alves de Souza ; Cristiane Maria Sato ; João Paulo Gois ; Júlio César Coelho de Rose ; Katerina Lukasova ; Lidia Maria Marson Postalli ; Maria Teresa Carthery Goulart ; Priscila Benitez
Bolsa(s) vinculada(s):21/11791-5 - Programação fullstack para desenvolvimento de ferramentas computacionais para avaliação de protocolos informatizados, BP.TT
21/11895-5 - Desenvolvimento de modelos bidimensionais vetoriais para atividades interativas e webdesign da interface computacional, BP.TT
Assunto(s):Educação especial  Leitura e escrita  Computador no ensino  Análise experimental do comportamento 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Especial | Ensino Computadorizado Interativo | Eye-Tracking | Ferramentas assistivas | fNIRS | leitura e escrita | Análise experimental do comportamento

Resumo

Esta proposta reúne preocupações relacionadas ao âmbito educacional inclusivo brasileiro, que podem ser resolvidas por meio de soluções tecnológicas no contexto escolar e clínico. Ela visa preencher lacunas relacionadas ao desenvolvimento e avaliação de protocolos de ensino informatizados, com o objetivo de gerar dados empíricos de sua efetividade. A proposta foi estruturada em três componentes: (1a) Avaliação da efetividade de dois protocolos informatizados para o ensino de habilidades de leitura e escrita já existentes e validados em estudos anteriores - Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos (ALEPP) e Kalulu - incluindo (1b) a descrição dos correlatos neurofisiológicos e neuropsicológicos do desenvolvimento dessas habilidades; (2) Desenvolvimento e avaliação de soluções computacionais que favoreçam o ensino estruturado na perspectiva analítico-comportamental de estudantes público-alvo da educação especial na sala de aula inclusiva; e (3) Desenvolvimento e avaliação da efetividade de protocolos de ensino informatizados de habilidades práticas de intervenção ao Transtorno do Espectro Autista, implementados através de uma plataforma de Ensino Computadorizado Interativo, para o estabelecimento de competências em pessoal técnico de apoio à intervenção clínica, facilitadores da inclusão escolar e pais de crianças diagnosticadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (9)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOARES JR, RAIMUNDO DA SILVA; LUKASOVA, KATERINA; CARTHERY-GOULART, MARIA TERESA; SATO, JOAO RICARDO. Student's Perspective and Teachers' Metacognition: Applications of Eye-Tracking in Education and Scientific Research in Schools. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 12, . (19/25795-2, 18/04654-9, 18/21934-5)
MAIA, VANESSA S. Z.; SILVA, CATARINA MOVIO; DE PAULA OLIVEIRA, INAEH; DA SILVA OLIVEIRA, VICTORIA REGINA; DALE, CAMILA SQUARZONI; BAPTISTA, ABRAHAO FONTES; CAETANO, MARCELO S. S.. Time perception and pain: Can a temporal illusion reduce the intensity of pain?. LEARNING & BEHAVIOR, v. 51, n. 3, p. 11-pg., . (18/18483-1, 14/50909-8, 18/14560-1, 19/25795-2)
PATRÍCIA PEREIRA DE ARAÚJO; JOÃO PAULO GOIS; CAMILA DOMENICONI; PRISCILA BENITEZ; CARLOS BARBOSA ALVES DE SOUZA; MARIA CLARA DE FREITAS; DIOGO TREVISAN. Avaliação e Ensino de Emoções com Crianças e Jovens Adultos com Autismo ou Síndrome de Down Mediado pela Família. Psicologia : ciência e profissão, v. 44, . (19/25795-2)
KATARINA DUARTE FERNANDES; MARIA TERESA CARTHERY-GOULART; NAIMI MOREIRA NOBRE LEITE; JULIANE KRISTINE DE LIMA; CAMILO ERNESTO SUBENKO OLALLA; KATERINA LUKASOVA. Habilidades Aritméticas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e sua Relação com Senso Numérico, Memória Operacional e Dificuldade de Leitura. Bolema-Mathematics Education Bulletin-Boletim de Educacao Matematica, v. 38, . (19/25795-2, 14/50909-8)
TREVISAN, DIOGO FERNANDO; DE ARAUJO, FERNANDA A. B.; BENITEZ, PRISCILA; GOIS, JOAO PAULO. A scalable and customizable multimedia framework for behavioral intervention. JOURNAL OF COMPUTERS IN EDUCATION, . (19/25795-2)
FERNANDA MARCHEZINI; PETER MAURICE ERNA CLAESSENS; MARIA TERESA CARTHERY-GOULART. Leitura de palavras e pseudopalavras em adultos jovens: um estudo de rastreamento ocular. CoDAS, v. 34, n. 4, . (19/25795-2, 14/50909-8)
DE SOUZA, VINICIUS LUIS TREVISAN; MARQUES, BRUNO AUGUSTO DORTA; BATAGELO, HARLEN COSTA; GOIS, JOAO PAULO. A review on Generative Adversarial Networks for image generation. COMPUTERS & GRAPHICS-UK, v. 114, p. 13-pg., . (19/25795-2)
TREVISAN, DIOGO FERNANDO; DE ARAUJO, FERNANDA A. B.; BENITEZ, PRISCILA; GOIS, JOAO PAULO. A scalable and customizable multimedia framework for behavioral intervention. JOURNAL OF COMPUTERS IN EDUCATION, v. 8, n. 3, p. 25-pg., . (19/25795-2)
PRISCILA BENITEZ; CAMILA DOMENICONI; AMANDA YUMI AMBRIOLA OKU; RAIMUNDO DA SILVA SOARES JUNIOR; FERNANDA YUMI RIBEIRO MORI; LINCOLN SASSAKI; THAINÁ LETÍCIA DOURADO MOURA; THARINY OLIVEIRA; LIZBETH CONTI DE CARVALHO OLIVEIRA; GIOVANA DA SILVA; et al. Análise da Viabilidade de Uso do FNIRS em Atividades Educacionais com Crianças e Jovens com Deficiência Intelectual e Autismo. Rev. bras. educ. espec., v. 29, . (19/25795-2, 08/57705-8, 20/04777-3, 18/21934-5, 21/05332-8)