Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de alterações no protocolo de digestão in vitro INFOGEST e da adição de lipídios exógenos na bioacessibilidade e hidrólise de ésteres de carotenóides

Processo: 17/08648-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Adriana Zerlotti Mercadante
Beneficiário:Fabiane Cristina Petry
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07914-8 - FoRC - Centro de Pesquisa em Alimentos, AP.CEPID
Assunto(s):Citrus

Resumo

Em geral, apenas carotenoides livres são detectados no plasma sanguíneo de humanos após a ingestão de alimentos ou suplementos contendo carotenoides na forma livre ou esterificada com ácidos graxos, sugerindo que ocorra hidrólise eficiente dos ésteres de carotenoides in vivo. Por outro lado, a baixa porcentagem de hidrólise obtida durante a digestão in vitro tem sido considerada uma grande limitação destes métodos, incluindo o protocolo de consenso internacional INFOGEST. Além disso, embora a influência da composição dos alimentos na bioacessiblidade e biodisponibilidade de carotenoides tenha sido bastante explorada na literatura, o cenário é bem diferente quando se trata da sua influência na hidrólise dos ésteres de carotenoides. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo investigar alterações no protocolo de digestão INFOGEST a fim de maximizar o grau de hidrólise dos ésteres de carotenoides. Além disso, diante da comprovada influência positiva da coingestão de lipídios na biodisponibilidade in vivo, o efeito da adição de lipídios exógenos à matriz também será investigado nesse estudo, utilizando o protocolo INFOGEST. Este trabalho contribuirá para o aprimoramento do método de digestão in vitro INFOGEST para que ele apresente resultados semelhantes ao que é observado in vivo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PETRY, FABIANE C.; DE NADAI, FABIO B.; CRISTOFANI-YALY, MARIANGELA; LATADO, RODRIGO R.; MERCADANTE, ADRIANA Z. Carotenoid biosynthesis and quality characteristics of new hybrids between tangor (Citrus reticulata x C. sinensis) cv. `Murcott' and sweet orange (C. sinensis) cv. `Pera'. Food Research International, v. 122, p. 461-470, AUG 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.