Busca avançada
Ano de início
Entree

Intervenções na primeira infância e trajetórias de desenvolvimento cognitivo, social e emocional

Processo: 16/22455-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2018
Data de Término da vigência: 31 de março de 2024
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Guilherme Vanoni Polanczyk
Beneficiário:Guilherme Vanoni Polanczyk
Instituição Sede: Instituto de Psiquiatria Doutor Antonio Carlos Pacheco e Silva (IPq). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores principais:
Alicia Matijasevich Manitto
Pesquisadores associados:Alexandre Archanjo Ferraro ; Anna Maria Chiesa ; Eliane Correa Miotto ; Eurípedes Constantino Miguel Filho ; Helena Paula Brentani ; Kette Dualibi Ramos Valente ; Lislaine Aparecida Fracolli ; Luis Augusto Paim Rohde ; Marina Leite Puglisi
Auxílio(s) vinculado(s):18/17225-9 - EMU concedido no processo 2016/22455-8: EEG system 128 channel, AP.EMU
Bolsa(s) vinculada(s):22/10629-2 - Avaliação do impacto da pandemia por SARS-CoV-2 no desenvolvimento cognitivo infantil, BP.IC
22/06817-8 - O impacto das mudanças climáticas na saúde mental de crianças e adolescentes: uma revisão sistemática, BP.IC
21/12439-3 - Explorando fenótipos digitais de depressão e ansiedade com sensores de smartphones em ensaios clínicos randomizados, BP.PD
+ mais bolsas vinculadas 21/08540-0 - Avaliação dos efeitos do tratamento com metilfenidato comparado com treinamento parental em crianças pré-escolares com TDAH sobre a trajetória do desenvolvimento cognitivo, social, emocional e psicopatológico, BP.DD
19/07422-4 - O efeito do programa de intervenção sobre a capacidade reflexiva materna, disponibilidade emocional e nível de estresse, BP.PD
19/00351-4 - Trajetórias de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade ao longo de um tratamento para Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, BP.IC
16/13451-9 - Desenvolvendo medidas ecológicas e frequentes da estimulação cognitiva e psicossocial na infância no contexto de um programa de visitação para jovens gestantes, BP.PD - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Psiquiatria infantil  Psiquiatria do adolescente  Saúde mental  Desenvolvimento cognitivo  Desenvolvimento social  Desenvolvimento emocional  Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade  Neurociência cognitiva  Ensaio clínico controlado aleatório 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento cerebral | Desenvolvimento socioemocional | ensaio clínico randomizado | Intervenções primeira infância | saúde mental infantil | transtornos mentais na idade escolar | Psiquiatria da Infância e Adolescência

Resumo

O objetivo principal deste projeto temático é aprofundar os conhecimentos sobre intervenções na primeira infância e os seus efeitos sobre as trajetórias de desenvolvimento cognitivo, social e emocional infantil até a idade escolar. Especial ênfase é dada ao surgimento de transtornos mentais como desfecho fenotípico primário. Para tanto, iremos testar três programas de intervenção em primeira infância com diferentes características: um currículo pré-escolar para promoção de habilidades socioemocionais e prevenção de problemas de comportamento, um programa de visitação domiciliar para gestantes adolescentes em alta vulnerabilidade e seus filhos durante os primeiros dois anos de vida com objetivo de desenvolver habilidades parentais, e duas modalidades terapêuticas para a intervenção precoce do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Iremos investigar os efeitos destes programas sobre o substrato biológico subjacente às trajetórias desenvolvimentais, especificamente sobre os padrões eletroneurofisiológicos, de estrutura e atividade cerebral. Assim, iremos gerar dados inéditos sobre como programas de intervenção na primeira infância impactam o desenvolvimento cognitivo, social e emocional e quais são os seus efeitos sobre a prevenção de transtornos mentais ao longo da infância. Por meio destes objetivos, iremos consolidar uma plataforma para realização de ensaios controlados randomizados em saúde mental infantil em nosso meio e estabelecer um laboratório de neurociência desenvolvimental para a caracterização das trajetórias do desenvolvimento cerebral e dos efeitos de intervenções na primeira infância. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (26)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JORDANA VERANO DE OLIVEIRA; DANIEL FATORI; ELIZABETH SHEPHARD; MAURO XAVIER NETO; ALICIA MATIJASEVICH; ALEXANDRE ARCHANJO FERRARO; LUIS AUGUSTO ROHDE; ANNA MARIA CHIESA; EURIPEDES CONSTANTINO MIGUEL; GUILHERME V. POLANCZYK. Inattention symptoms in early pregnancy predict parenting skills and infant maltreatment during the first year of life. Revista Brasileira de Psiquiatria, . (16/22455-8)
SUGAYA, LUISA SHIGUEMI; KIRCANSKI, KATHARINA; STRINGARIS, ARGYRIS; POLANCZYK, GUILHERME V.; LEIBENLUFT, ELLEN. Validation of an irritability measure in preschoolers in school-based and clinical Brazilian samples. EUROPEAN CHILD & ADOLESCENT PSYCHIATRY, . (16/22455-8, 12/51624-1)
SHEPHARD, ELIZABETH; ZUCCOLO, PEDRO F.; IDREES, IMAN; GODOY, PRISCILLA B. G.; SALOMONE, ERICA; FERRANTE, CAMILLA; SORGATO, PAOLA; CATAO, LUIS F. C. C.; GOODWIN, AMY; BOLTON, PATRICK F.; et al. Systematic Review and Meta-analysis: The Science of Early-Life Precursors and Interventions for Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder. JOURNAL OF THE AMERICAN ACADEMY OF CHILD AND ADOLESCENT PSYCHIATRY, v. 61, n. 2, p. 187-226, . (16/22455-8, 18/22396-7, 19/24819-5)
FARHAT, LUIS C.; BRENTANI, HELENA; POLANCZYK, GUILHERME V.. Editorial: Polygenic Risk as a Biomarker for Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder. JOURNAL OF THE AMERICAN ACADEMY OF CHILD AND ADOLESCENT PSYCHIATRY, v. 59, n. 8, p. 3-pg., . (16/22455-8)
FARHAT, LUIS C.; BRENTANI, HELENA; DE TOLEDO, VICTOR HUGO CALEGARI; SHEPHARD, ELIZABETH; MATTOS, PAULO; BARON-COHEN, SIMON; THAPAR, ANITA; CASELLA, ERASMO; POLANCZYK, GUILHERME V.. DHD and autism symptoms in youth: a network analysi. JOURNAL OF CHILD PSYCHOLOGY AND PSYCHIATRY, v. 63, n. 2, p. 143-151, . (16/22455-8, 18/22396-7, 19/27680-8)
RIBEIRO, TATIANE CRISTINA; FARHAT, LUIS C.; CASELLA, ERASMO B.; GRAEFF-MARTINS, ANA SOLEDADE; BARON-COHEN, SIMON; ALLISON, CARRIE; POLANCZYK, GUILHERME, V. Brazilian Portuguese Childhood Autism Spectrum Test an investigation of the factor structure of autistic traits in school-aged children. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 44, n. 6, p. 5-pg., . (21/08540-0, 16/22455-8)
SHEPHARD, ELIZABETH; FATORI, DANIEL; MAURO, LARISSA REZENDE; DE MEDEIROS FILHO, V, MAURO; HOEXTER, MARCELO Q.; CHIESA, ANNA M.; FRACOLLI, LISLAINE A.; BRENTANI, HELENA; FERRARO, ALEXANDRE A.; NELSON, III, CHARLES A.; et al. Effects of Maternal Psychopathology and Education Level on Neurocognitive Development in Infants of Adolescent Mothers Living in Poverty in Brazil. BIOLOGICAL PSYCHIATRY-COGNITIVE NEUROSCIENCE AND NEUROIMAGING, v. 4, n. 10, p. 925-934, . (16/22455-8, 17/17718-2)
WILEY, KYLE S.; CAMILO, CAROLINE; GOUVEIA, GISELE; EUCLYDES, VERONICA; PANTER-BRICK, CATHERINE; MATIJASEVICH, ALICIA; FERRARO, ALEXANDRE ARCHANJO; FRACOLLI, LISLAINE APARECIDA; CHIESA, ANNA MARIA; MIGUEL, EURIPEDES CONSTANTINO; et al. Maternal distress, DNA methylation, and fetal programing of stress physiology in Brazilian mother-infant pairs. DEVELOPMENTAL PSYCHOBIOLOGY, v. 65, n. 1, p. 16-pg., . (16/22455-8, 18/18560-6)
FATORI, DANIEL; ZUCCOLO, PEDRO FONSECA; POLANCZYK, GUILHERME V.. A global challenge: maternal depression and offspring mental disorders. EUROPEAN CHILD & ADOLESCENT PSYCHIATRY, v. 29, n. 5, p. 3-pg., . (16/13451-9, 16/22455-8)
EUCLYDES, VERONICA; BRAGA, CAIO I. S.; GOUVEIA, GISELE; MARTINEZ, RAQUEL C. R.; CAMILO, CAROLINE; SIMOES, SERGIO N.; MARTINS-JR, DAVID C.; FRACOLLI, LISLAINE; ARGEU, ADRIANA; FERRARO, ALEXANDRE; et al. Maternal immune response during pregnancy and neurodevelopmental outcomes: A longitudinal approach. BRAIN, BEHAVIOR, & IMMUNITY - HEALTH, v. 40, p. 11-pg., . (18/18560-6, 20/16376-3, 23/01343-0, 16/22455-8, 18/21934-5, 20/15590-1, 21/00485-0)
POLANCZYK, GUILHERME V.. Building the Evidence to Treat Preschoolers With ADHD in Real-Life Settings. JOURNAL OF THE AMERICAN ACADEMY OF CHILD AND ADOLESCENT PSYCHIATRY, v. 57, n. 8, p. 3-pg., . (16/22455-8)
PEREIRA ALARCAO, FERNANDA SPEGGIORIN; SHEPHARD, ELIZABETH; FATORI, DANIEL; AMAVEL, RENATA; CHIESA, ANNA; FRACOLLI, LISLAINE; MATIJASEVICH, ALICIA; BRENTANI, HELENA; NELSON, CHARLES A.; LECKMAN, JAMES; et al. Promoting mother-infant relationships and underlying neural correlates: Results from a randomized controlled trial of a home-visiting program for adolescent mothers in Brazil. DEVELOPMENTAL SCIENCE, . (16/22455-8, 18/22396-7, 14/50917-0)
ZUCCOLO, PEDRO FONSECA; CASELLA, CAIO BORBA; FATORI, DANIEL; SHEPHARD, ELIZABETH; SUGAYA, LUISA; GURGEL, WAGNER; FARHAT, LUIS CARLOS; ARGEU, ADRIANA; TEIXEIRA, MONIKE; OTOCH, LUARA; et al. Children and adolescents' emotional problems during the COVID-19 pandemic in Brazil. EUROPEAN CHILD & ADOLESCENT PSYCHIATRY, v. N/A, p. 13-pg., . (16/22455-8)
FATORI, DANIEL; ZUCCOLO, PEDRO FONSECA; SHEPHARD, ELIZABETH; BRENTANI, HELENA; MATIJASEVICH, ALICIA; ARCHANJO FERRARO, ALEXANDRE; APARECIDA FRACOLLI, LISLAINE; CHIESA, ANNA MARIA; LECKMAN, JAMES; CONSTANTINO MIGUEL, EURIPEDES; et al. A randomized controlled trial testing the efficacy of a Nurse Home Visiting Program for Pregnant Adolescents. SCIENTIFIC REPORTS, v. 11, n. 1, . (16/13451-9, 16/22455-8, 18/22396-7)
AGNEW-BLAIS, JESSICA C.; WERTZ, JASMIN; ARSENEAULT, LOUISE; BELSKY, DANIEL W.; DANESE, ANDREA; PINGAULT, JEAN-BAPTISTE; POLANCZYK, GUILHERME, V; SUGDEN, KAREN; WILLIAMS, BENJAMIN; MOFFITT, TERRIE E.. Mother's and children's ADHD genetic risk, household chaos and children's ADHD symptoms: A gene-environment correlation study. JOURNAL OF CHILD PSYCHOLOGY AND PSYCHIATRY, v. 63, n. 10, p. 11-pg., . (16/22455-8)
SUGAYA, LUISA SHIGUEMI; KIRCANSKI, KATHARINA; STRINGARIS, ARGYRIS; POLANCZYK, GUILHERME V.; LEIBENLUFT, ELLEN. Validation of an irritability measure in preschoolers in school-based and clinical Brazilian samples. EUROPEAN CHILD & ADOLESCENT PSYCHIATRY, v. 31, n. 4, p. 11-pg., . (12/51624-1, 16/22455-8)
GODOY, PRISCILLA B. G.; SHEPHARD, ELIZABETH; ARGEU, ADRIANA; SILVEIRA, LETICIA R.; SALOMONE, ERICA; ALDRED, CATHERINE; GREEN, JONATHAN; POLANCZYK, GUILHERME, V; MATIJASEVICH, ALICIA. Social communication therapy for children at risk for neurodevelopmental difficulties: Protocol for a clinical trial. Annals of the New York Academy of Sciences, v. 1514, n. 1, p. 12-pg., . (16/22455-8)
BUITELAAR, JAN; BOLTE, SVEN; BRANDEIS, DANIEL; CAYE, ARTHUR; CHRISTMANN, NINA; CORTESE, SAMUELE; COGHILL, DAVID; FARAONE, STEPHEN V.; FRANKE, BARBARA; GLEITZ, MARKUS; et al. Toward Precision Medicine in ADHD. FRONTIERS IN BEHAVIORAL NEUROSCIENCE, v. 16, p. 25-pg., . (16/22455-8)
PEREIRA ALARCAO, FERNANDA SPEGGIORIN; SHEPHARD, ELIZABETH; FATORI, DANIEL; AMAVEL, RENATA; CHIESA, ANNA; FRACOLLI, LISLAINE; MATIJASEVICH, ALICIA; BRENTANI, HELENA; NELSON, CHARLES A.; LECKMAN, JAMES; et al. Promoting mother-infant relationships and underlying neural correlates: Results from a randomized controlled trial of a home-visiting program for adolescent mothers in Brazil. DEVELOPMENTAL SCIENCE, v. 24, n. 6, . (14/50917-0, 18/22396-7, 16/22455-8)
JORDANA VERANO DE OLIVEIRA; DANIEL FATORI; ELIZABETH SHEPHARD; MAURO XAVIER NETO; ALICIA MATIJASEVICH; ALEXANDRE ARCHANJO FERRARO; LUIS AUGUSTO ROHDE; ANNA MARIA CHIESA; EURIPEDES CONSTANTINO MIGUEL; GUILHERME V. POLANCZYK. Inattention symptoms in early pregnancy predict parenting skills and infant maltreatment during the first year of life. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 44, n. 4, p. 388-400, . (16/22455-8)
TATIANE CRISTINA RIBEIRO; LUIS C. FARHAT; ERASMO B. CASELLA; ANA SOLEDADE GRAEFF-MARTINS; SIMON BARON-COHEN; CARRIE ALLISON; GUILHERME V. POLANCZYK. Brazilian Portuguese Childhood Autism Spectrum Test: an investigation of the factor structure of autistic traits in school-aged children. Revista Brasileira de Psiquiatria, . (21/08540-0, 16/22455-8)
FARAONE, STEPHEN V.; BELLGROVE, MARK A.; BRIKELL, ISABELL; CORTESE, SAMUELE; HARTMAN, CATHARINA A.; HOLLIS, CHRIS; NEWCORN, JEFFREY H.; PHILIPSEN, ALEXANDRA; POLANCZYK, GUILHERME V.; RUBIA, KATYA; et al. Attention-deficit/hyperactivity disorder. NATURE REVIEWS DISEASE PRIMERS, v. 10, n. 1, p. 21-pg., . (16/22455-8)
FARHAT, LUIS C.; BLAKEY, RACHEL; SMITH, GEORGE DAVEY; FUJITA, ANDRE; SHEPHARD, ELIZABETH; STERGIAKOULI, EVIE; ELEY, THALIA C.; THAPAR, ANITA; POLANCZYK, GUILHERME V.. Networks of Neurodevelopmental Traits, Socioenvironmental Factors, Emotional Dysregulation in Childhood, and Depressive Symptoms Across Development in Two UK Cohorts. American Journal of Psychiatry, v. 180, n. 10, p. 11-pg., . (16/22455-8, 21/08540-0, 20/05964-1)
FATORI, DANIEL; POLANCZYK, GUILHERME V.. The role of digital technology in bridging the child mental health care gap. EUROPEAN CHILD & ADOLESCENT PSYCHIATRY, v. 28, n. 4, p. 2-pg., . (16/13451-9, 16/22455-8)
GURGEL, WAGNER; GARCIA-ARGIBAY, MIGUEL; D'ONOFRIO, BRIAN M.; LARSSON, HENRIK; POLANCZYK, GUILHERME V.. Predictors of preschool attention-deficit/hyperactivity disorder diagnosis: a population-based study using national registers. JOURNAL OF CHILD PSYCHOLOGY AND PSYCHIATRY, v. N/A, p. 12-pg., . (16/22455-8)
OLFSON, EMILY; FARHAT, LUIS C.; LIU, WENZHONG; VITULANO, LAWRENCE A.; ZAI, GWYNETH; LIMA, MONICKE O.; PARENT, JUSTIN; POLANCZYK, GUILHERME V.; CAPPI, CAROLINA; KENNEDY, JAMES L.; et al. Rare de novo damaging DNA variants are enriched in attention-deficit/hyperactivity disorder and implicate risk genes. NATURE COMMUNICATIONS, v. 15, n. 1, p. 10-pg., . (16/22455-8)