Busca avançada
Ano de início
Entree

Adriana Zerlotti Mercadante

CV Lattes ResearcherID Google Scholar Citations


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1989), doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1994), pós-doutorado pela Universidade de Berna na Suiça (1996) e pós-doutorado pela Universidade Técnica de Braunschweig na Alemanha (2003). Atualmente é professora Titular da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Publicou mais de 130 artigos em periódicos especializados e de 180 trabalhos em anais de eventos. Publicou 1 livro, organizou outros 2 livros, foi um dos editores de um livro em Química e Bioquímica de Alimentos, publicou 15 capítulos de livro. Orientou mais de 20 dissertações e teses. Orienta trabalhos de Iniciação Ciêntífica, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado, além de supervisionar pós-doutorado. Coordenou mais de 30 projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento e indústrias nacionais e internacionais. Atualmente coordena 1 projeto de pesquisa e e participa como pesquisador principal do CEPID FoRC . Mantém intercâmbios internacionais com a Argentina, Espanha e Alemanha. Foi avaliador do INEP (MEC) de curso de graduação de Engenharia de Alimentos, coordenador da área de Engenharia II da FAPESP, editor-in-chief do Journal Food Composition Analysis, é membro eleito do conselho da International Carotenoid Society e fellow da International Carotenoid Society, é membro do editorial board do Food Research International. Os termos mais frequentes que caracterizam a produção científica são: carotenoides, ésteres de carotenoides, antocianinas, flavonoides, compostos fenólicos, HPLC-MS/MS, mecanismos de degradação, efeito de agentes externos e composição do meio na estabilidade de pigmentos, foto-oxidação de pigmentos e flavonóides, capacidade antioxidante contra ROS e RNS, composição de carotenóides e compostos fenólicos de frutas tropicais, carotenóides de microrganismos, encapsulação de pigmentos, bioacessibilidade e digestão in vitro. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/09/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: