Carlos Vogt, presidente da FAPESP de 2002 a 2007
Em junho, o linguista Carlos Vogt tomou posse em 2002 como novo presidente do Conselho Superior da FAPESP. Ele deixou o cargo em 2007 para assumir a a Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo.
Graduado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado pela USP e pela Université de Besançon (França) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi reitor da Unicamp de 1990 a 1994 e vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de 2001 a 2005.
Vogt foi o primeiro representante da área de ciências humanas a ocupar o cargo de presidente da FAPESP. Durante sua gestão, o Sistema de Apoio a Gestão (SAGE), programa de gerenciamento de projetos de pesquisa, começou a ser implantado e a Agência FAPESP entrou em operação.
Incentivador e pesquisador da área de divulgação científica, Vogt coordena o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp.
Coordenador cultural da Fundação Conrado Wessel desde 2007, foi vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de 2001 a 2005 e secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo de 2009 a 2010. Ele presidiu a Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) de 2012 a 2016.
Vogt recebeu a comenda da Ordem do Mérito Científico da Presidência da República do Brasil e o título de doutor honoris causa da École Normale Supérieure de Lyon, na França, entre outras premiações. Ele é também poeta, com vários livros publicados, e professor de linguística na Unicamp.
Em junho de 2023, recebeu o Prêmio Destaques em Governança na Internet.