A Dunton Tower, o prédio mais alto da Carleton University, com a qual a FAPESP firmou um acordo de cooperação científica em março de 2016 (foto: Carleton University)
Em abril de 2012, a FAPESP e o Conselho de Pesquisa em Ciências Naturais e Engenharia do Canadá (NSERC) assinaram um memorando de entendimento que prevê a colaboração em ciência, tecnologia e inovação em áreas de interesse mútuo entre instituições paulistas e de diferentes regiões canadenses.
Em maio, a FAPESP lançou duas chamadas de projetos em colaboração com instituições do Canadá. A primeira chamada foi com a McMaster University para incentivar o intercâmbio de pesquisadores. A segunda, em conjunto com o International Science and Technology Partnerships Canada Inc. (ISTP Canada), para apoiar o desenvolvimento de projetos e processos inovadores que integrem empresas e instituições de pesquisa.
Em maio de 2014 a FAPESP assinou um acordo de cooperação científica com a Université de Montréal, criada em 1878, atualmente com 64.000 estudantes, e em março de 2016 um acordo com a Carleton University, universidade pública fundada em 1942 em Ottawa, capital do país, atualmente com 28.000 alunos.
Em abril de 2016 a FAPESP e o National Research Council-Canada (NRC-Canada) assinaram um memorando de entendimento para apoiar projetos colaborativos de tecnologias inovadoras a serem desenvolvidos por pequenas empresas no Canadá e em São Paulo. Criado em 1916, o NRC é uma agência de governo do Canadá de apoio à inovação, pesquisa estratégica e serviços científicos e técnicos. O documento assinado entre as duas instituições facilita acordos bilaterais para cooperação em projetos selecionados conjuntamente em áreas como engenharias aeroespacial, de transportes e civil, mineração, ambiente e medicina.
Para mais informações sobre os projetos em andamento ou concluídos, consulte a página sobre o acordo com o NSERC, com a Université de Montréal, com a Carleton University e com o NRC-Canada na Biblioteca Virtual da FAPESP.