Em 2005, a Biblioteca Virtual (BV) da FAPESP entrou em funcionamento, oferecendo informações gradativamente mais detalhadas sobre projetos concluídos ou em andamento, apoiados pela Fundação. Para a construção de uma biblioteca virtual em ciência e tecnologia, a BV adaptou uma metodologia e tecnologia de bibliotecas virtuais voltadas para a área da saúde desenvolvidas pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências (Bireme).
A partir de 2009, a BV iniciou um processo de migração para uma metodologia e tecnologias próprias, que possibilitaram o desenvolvimento de recursos, como o mapeamento da distribuição dos fomentos no Estado de São Paulo.
Desde 2010, a equipe de bibliotecários da BV-FAPESP digitaliza os títulos e resumos de projetos apoiados pela FAPESP desde 1992, até então disponíveis somente em português no sistema Agilis, de onde os dados são migrados para a BV.
Recorde
Em 13 de agosto de 2012, a BV registrou um recorde de visitas em um único dia: mais de 10.000 acessos, originários do Brasil e de outros países, como Estados Unidos, Portugal, Alemanha e China.
O recorde de visitação é o resultado de mudanças técnicas implementadas nos últimos anos no sistema de informação da biblioteca virtual, com o objetivo de aumentar o acesso à informação do público em geral sobre os projetos e resultados de pesquisas apoiadas pela FAPESP.
A página inicial da BV-FAPESP ganhou novo layout, que apresenta os auxílios, bolsas, programas de pesquisa apoiados pela FAPESP agrupados por categoria – como “Programas voltados a temas específicos”, “Programas de pesquisa direcionados à aplicação (empresas e governo” e “Programas de infraestrutura de pesquisa” –, além dos acordos e convênios de cooperação com instituições públicas e privadas nacionais e estrangeiras.
A BV começou a gerar mapas com a distribuição geográfica das pesquisas apoiadas no estado de São Paulo. Desse modo, o visitante da página poderá ver quantas e quais pesquisas foram ou estão apoiadas pela FAPESP, em cada município. Os mapas foram criados com o propósito de incentivar a colaboração científica entre pesquisadores e instituições que realizam trabalhos similares ou complementares.
Outra novidade é uma página para cada pesquisador que tem ou já teve algum tipo de apoio concedido pela FAPESP. A página reúne informações categorizadas e sumarizadas de todas as bolsas no país e no exterior e auxílios à pesquisa em andamento ou que já foram concluídos, entre outros tipos de apoio, que o pesquisador tem ou obteve da FAPESP desde 1992.
A página da BV inclui link para o Currículo Lattes, Research ID e Google Scholar Citation de cada pesquisador e sua rede de colaboradores. As páginas individuais dos pesquisadores podem ser acessadas diretamente no site da BV-FAPESP ou digitando o nome do pesquisador nos serviços de busca na internet, que atualmente representam a principal origem do acesso a elas. As páginas foram programadas de forma a serem capturadas por buscadores, o que possibilita dar maior visibilidade à Biblioteca Virtual.
Para facilitar o acesso por pesquisadores do exterior e como parte dos esforços da FAPESP de internacionalização da ciência produzida no Estado de São Paulo, a maior parte do conteúdo da Biblioteca Virtual também está disponível na versão em inglês.
Na Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto (Confoa), realizada em outubro de 2014 em Portugal, a experiência da BV da FAPESP foi apresentada como modelo de disponibilização pública da informação científica.
Expansão
Em 2017, a BV abrigava 228.211 registros de informação referenciais de auxílios à pesquisa e bolsas de pesquisa no Brasil e no exterior concedidos pela FAPESP (em 2016, foram 218.368 registros), com 4.158.313 visitas (3.864.423 em 2016) e 7.221.460 de páginas visitadas (6.543.112 no ano anterior). Usuários de 211 países visitaram o site da BV, à frente o Brasil, com 90,34%, seguido por Estados Unidos e Portugal.
Em 2017 a BV incorporou 10.190 novas referências de artigos científicos resultantes de projetos financiados pela FAPESP, totalizando 84.113 referências. Do mesmo modo, foram incorporadas 3.486 novas referências de teses e dissertações, produzidas a partir de bolsas FAPESP, provenientes das Bibliotecas Digitais da USP, Unicamp, Unesp e do IPEN, totalizando 23.613 referências.
Reformulado em 2017, o site da BV apresenta novas seções, com Destaques Recentes, com uma seleção de novos projetos aprovados pela FAPESP, Destaques na Mídia, com notícias sobre projetos de pesquisa financiados pela FAPESP, e Projetos Recentes, com auxílios à pesquisa e bolsas recém-aprovados. Uma página bastante consultada é a de colaborações internacionais.
Veja também:
Reportagens da Agência FAPESP
Biblioteca Virtual da FAPESP lança novo site, 19 de maio de 2017.
Reportagens da revista Pesquisa FAPESP
Apoio transparente, julho de 2015 sobre os 10 anos da BV.