A Rotunda, projetada por Thomas Jefferson e concluída em 1826, uma das primeiras construções da Universidade de Virgínia (foto: UVa)
Em 2016 a FAPESP assinou sete acordos de cooperação científica com universidades dos Estados Unidos: o primeiro em março com a Universidade de Nebraska-Lincoln (UNL), o segundo também em março com a Universidade de Missouri, o terceiro em maio com a Universidade de Virgínia, o quarto em agosto com a Universidade George Washington (GWU), o quinto em outubro com a Universidade Duke, o sexto em novembro com a Universidade da Geórgia (UGA) e o sétimo também em novembro, com a Case Western Reserve University (CWRU).
Estabelecida em 1869 na cidade de Lincoln, no estado de Nebraska, a Universidade de Nebraska-Lincoln tem 20.000 alunos de graduação e 5.000 de pós-graduação.
Em Columbia, no estado de Missouri, situa-se a Universidade de Missouri, fundada em 1839, atualmente com 25.000 estudantes de graduação e 5.000 de pós-graduação.
A Universidade de Virgínia foi fundada em 1819 por Thomas Jefferson, terceiro presidente e principal autor da Declaração de Independência dos Estados Unidos. Sediada em Charlottesville, é a única universidade dos Estados Unidos designada como patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Tem 22.000 estudantes.
A Universidade George Washington é uma universidade privada de pesquisa, criada pelo Congresso dos Estados Unidos em 1821 e sediada em Washington, D.C, com 10.900 estudantes de graduação e 14.800 de pós-graduação.
Localizada em Durham, no estado da Carolina do Norte, a Duke é uma universidade privada, criada por metodistas e quakers em 1838, atualmente com 6.500 estudantes de graduação e 8.500 de pós-graduação.
A Universidade da Georgia, fundada em 1785 na cidade de Athens, foi a primeira e é a maior do estado da Georgia, com 27.500 estudantes de graduação e 8.500 de pós-graduação.
A Case Western Reserve University (CWRU), estabelecida em 1826, é uma universidade privada sediada em Cleveland, no estado de Ohio, com 4.600 estudantes de graduação e 5.600 de pós-graduação.
Veja os projetos concluídos ou em andamento com as universidades de Nebraska-Lincoln, Missouri, Virgínia, George Washington, Duke, Georgia e Case Western Reserve University na Biblioteca Virtual da FAPESP.
Centro de Estudos Internacionais da Universidade Nebraska-Lincoln, que em março de 2006 firmou um acordo de cooperação com a FAPESP (foto: UNL)
Torre da Universidade de Missouri, que firmou um acordo com a FAPESP em março de 2016 (foto: UM)
Um dos prédios históricos da Universidade George Washington, criada em 1821, com um acordo com a FAPESP desde agosto de 2016 (foto: GWU)
Câmpus da Case Western Reserve University, que assinou um acordo com a FAPESP em novembro de 2016 (foto: CWRU)
Centro de Educação Executiva da Universidade da Geórgia, conveniada com a FAPESP desde novembro de 2016 (foto: UGA)
A capela, um dos símbolos da Duke University, com a qual a FAPESP firmou um acordo de cooperação científica em outubro de 2016 (foto: DU)