Oscar Sala, um dos idealizadores da rede ANSP
Em 1988, atendendo à solicitação de pesquisadores das universidades paulistas interessados em facilitar a comunicação entre os centros de pesquisa, a FAPESP aprovou o projeto especial Rede ANSP (Academic Network at São Paulo).
Por solicitação dos coordenadores do projeto, o Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab), dos Estados Unidos, reconheceu a rede paulista como rede cooperante e liberou o acesso à rede internacional BitNet (sigla de Because it’s Time Network, uma das redes precursoras da internet, que transportava mensagens de correio eletrônico). Os coordenadores também negociaram com a Embratel e a Secretaria Especial de Informática (SEI) a utilização de um canal internacional de dados.
A Rede ANSP começou com cinco nós: a FAPESP como gateway internacional, as três universidades estaduais e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
A atuação do físico Oscar Sala, presidente do Conselho Superior da FAPESP, foi decisiva para viabilizar o apoio às redes de comunicação e para incentivar a comunidade acadêmica nacional a adotar esse recurso de trabalho. Demi Getschko, Alberto Courrege Gomide e Joseph Moussa coordenaram a equipe de implantação da rede ANSP.
Em 1989, uma expansão no Centro de Processamento de Dados (CPD) da FAPESP permitiu à Rede ANSP ampliar sua capacidade. O fluxo de entrada de mensagens através da linha internacional subiu rapidamente, de 200 em março de 1988 para 225 mil em setembro de 1992.
A ANSP interligou-se com as demais regiões do país através da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), do CNPq. Em 1990, a ANSP tornou-se o principal canal de saída da RNP para o exterior, respondendo por mais da metade das 10 mil máquinas interligadas na rede brasileira conectada à Internet. A Rede ANSP conectou-se à Internet em 1991.
Para mais informações sobre os projetos em andamento ou concluídos, consulte a página sobre a Rede ANSP na Biblioteca Virtual da FAPESP.
Leia também:
Reportagens da Agência FAPESP
Conexão da internet acadêmica com o exterior terá velocidade dobrada, 5 de setembro de 2014
Morre um dos pioneiros na internet no Brasil, 22 de outubro de 2018
Reportagens da revista Pesquisa FAPESP
Primórdios da rede - A história dos primeiros momentos da internet no Brasil, fevereiro de 2011
Um construtor da Internet, entrevista com Demi Getschko, julho de 2014