Físicos reproduziram o campo magnético de protogaláxias neste equipamento da École Polytechnique, uma das integrantes do ParisTech, com o qual a FAPESP estabeleceu um acordo de cooperação em maio de 2012 (foto: CNRS)
Em maio de 2012 a FAPESP e o Instituto de Ciência e Tecnologia de Paris (ParisTech), da França, assinaram um acordo de cooperação científica com o propósito de incentivar o desenvolvimento de projetos conjuntos, em todas as áreas do conhecimento
O ParisTech é um polo de pesquisa e ensino superior que reúne 12 Grandes Escolas francesas, como a École Polytechnique e a École des Ponts.
O acordo estabelece que a FAPESP e o ParisTech estimularão o intercâmbio de pesquisadores inicialmente por meio da organização de workshops no Estado de São Paulo ou na França. O objetivo é selecionar projetos de pesquisa de interesse para ambas as instituições, propostos por pesquisadores de instituições no Estado de São Paulo, para serem desenvolvidos em conjunto com o ParisTech.
Os projetos poderão ser financiados por meio de chamadas de propostas de pesquisa envolvendo a FAPESP e instituições de financiamento da França como a Agence Nationale de la Recherche (ANR), com a qual foi estabelecido um acordo de colaboração em 2011, resultando em um projeto aprovado em 2016 por meio de uma chamada de projetos.
Para mais informações sobre o acordo e os projetos em andamento ou concluídos, consulte a página sobre o acordo com o ParisTech e com a ANR na Biblioteca Virtual da FAPESP.