A ETH Zürich, uma das mais tradicionais universidades da Suíça, estabeleceu um acordo de cooperação com a FAPESP em junho de 2012 (foto: ETH)
Em junho de 2012, representantes da FAPESP e doInstituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique (ETH Zürich)assinaram um memorando de entendimento para o lançamento de chamadas conjuntas de propostas de projetos a serem desenvolvidos por pesquisadores do Estado de São Paulo em cooperação com cientistas da instituição de pesquisa suíça.
Pelo acordo, a FAPESP financiará a parte das propostas selecionadas que serão desenvolvidas por cientistas do Estado de São Paulo e o ETH Zürich financiará a parte a ser realizada por cientistas da instituição.
Algumas das áreas de interesse dos suíços para realização de projetos conjuntos com pesquisadores do Estado de São Paulo são planejamento e mobilidade urbana, acessibilidade e integração social.
Fundada em 1853, a instituição de pesquisa suíça tem 17.000 alunos e 428 professores em tempo integral e é apontada como uma das 15 melhores universidades no mundo, de acordo com o ranking da Times Higher Education, e se destaca em áreas como matemática, engenharia, arquitetura, ciências naturais e de computação.
Para mais informações sobre os projetos em andamento ou concluídos, consulte a página sobre o acordo com a ETH Zürich e os outros Convênios e Acordos de Cooperação na Biblioteca Virtual da FAPESP.