Reunidos no Deutsches Museum, em Munique, pesquisadores da Alemanha e de São Paulo debateram possibilidades de cooperação científica (foto: H. Shimizu).
Em outubro de 2014, a FAPESP e o Centro Universitário da Baviera para a América Latina (Baylat) promoveram a FAPESP Week Munich, em Munique, Alemanha.
Reunidos no Deutsches Museum, um dos museus mais populares da Alemanha, com 1,3 milhão de visitantes por ano, pesquisadores e representantes de agências de fomento, de universidades e de centros de pesquisa na Alemanha e no Brasil fizeram apresentações sobre a globalização da ciência, internacionalização da pesquisa paulista, desafios da cooperação internacional, oncologia, nanotecnologia aplicada à medicina, telecomunicações, desafios, soluções e oportunidades em energias renováveis e sustentáveise e economia e ambiente (veja a programação e as apresentações em PDF).
Durante a FAPESP Week Munich, a FAPESP formalizou dois novos acordos de cooperação científica e tecnológica, com o Ministério da Educação e Pesquisa da República Federativa da Alemanha (BMBF) e com a Universidade de Münster, uma das mais importantes instituições de ensino superior do país.
Logo após a cerimônia de abertura, ocorreu a inauguração da exposição "Brazilian Nature: Mystery and Destiny", em cartaz no foyer da Biblioteca do Deutsches Museum até 6 de janeiro de 2015. Esta edição foi enriquecida com seis obras originais produzidas por naturalistas alemães que integram o acervo da biblioteca do Deutsches Museum. Os livros retratam a geografia, a flora, a fauna e a população brasileira no século 19.
A FAPESP promoveu encontros semelhantes em 2011 em Washington, em 2012 nas cidades de Toronto, no Canadá, Cambridge, Washington DC e Morgantown, nos Estados Unidos, em 2013 em Tóquio, Londres e na Carolina do Norte, Estados Unidos, em 2014 em Beijing, na China, e em Berkeley e Davis, na Califórnia, Estados Unidos, em 2015 emBuenos Aires, São Paulo e Barcelona, em 2016 em Ann Arbor e Columbus, nos Estados Unidos, e em Montevidéu, no Uruguai, em 2017 em Lincoln e Lubbock, nos Estados Unidos, e em 2018 em Bruxelas, na Bélgica, e em Nova York, em 2019 em Londres e em Lyon e Paris e em 2024 em Illinois, nos Estados Unidos.
Para mais informações sobre os projetos em andamento ou concluídos, consulte a página sobre o acordo com o Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha e com a Universidade de Münster na Biblioteca Virtual da FAPESP.
Leia também:
Reportagem da revista Pesquisa FAPESP
Simpósios FAPESP Week inspiram pesquisadores paulistas a criar parcerias internacionais de alto nível, setembro de 2015