Nanossensores, uma das metas do intercâmbio com o MIT (foto: UMD)
Estudantes de doutorado e de pós-doutorado do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araraquara, começaram em fevereiro de 2011 a viajar para Boston, nos Estados Unidos, para realizar estágios na área de nanotecnologia no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
No caminho inverso, estudantes do MIT viajaram para Araraquara para estagiar na Unesp. Em conjunto, devem trabalhar no desenvolvimento de nanossensores de gases poluentes para controle ambiental.
Em dezembro de 2010 a FAPESP e o MIT anunciaram os quatro projetos selecionados na primeira chamada de projetos conjuntos, em dezembro de 2011 o único projeto selecionado na segunda chamada, em dezembro de 2012 outro projeto único selecionado na terceira chamada, em abril de 2014 os dois projetos de pesquisa selecionados na quarta chamada, em fevereiro de 2015 foram apresentados os quatro projetos selecionados na quinta chamada e em fevereiro de 2016 os seis projetos da sexta chamada.
Para mais informações sobre os projetos em andamento ou concluídos, consulte a página sobre o acordo com o MIT na Biblioteca Virtual da FAPESP.