Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do CTA da FAPESP desde julho de 2016 (foto: Léo Ramos Chaves / Pesquisa Fapesp)
Nomeado pelo governador de São Paulo, Carlos Américo Pachecoassumiu em julho de 2016 a função de novo diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP, vaga desde o falecimento de José Arana Varela em maio de 2016. Ele foi reconduzido ao cargo em agosto de 2019 e agosto de 2022.
Engenheiro eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com mestrado e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado pela Columbia University, Pacheco foi secretário executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia e presidente do Conselho de Administração da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, reitor do ITA e diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).
Pacheco foi condecorado Grande Oficial da Ordem do Rio Branco pelo Ministério das Relações Exteriores, comendador da Ordem do Mérito Aeronáutico pelo Ministério da Aeronáutica e recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República. Ele é professor afastado do Instituto de Economia da Unicamp e assessor da direção geral do CNPEM.