Jayme Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, primeiro diretor-presidente da FAPESP (1962-1976)
A primeira diretoria do Conselho Técnico-Administrativo (CTA), nomeada um ano antes, começou a trabalhar em 1º. de junho de 1962, marcando a efetiva instalação da FAPESP.
O CTA constitui a diretoria executiva e é formado pelos três diretores: o diretor-presidente, Jayme Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti; o diretor científico, Warwick Estevam Kerr; e o diretor administrativo, Raphael Ribeiro da Silva.
Cavalcanti foi professor de diretor da Faculdade Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Participou dos Fundos Universitários de Pesquisa para a Defesa Nacional, criados para apoiar as ações do Brasil na Segunda Guerra Mundial, e da elaboração do documento Ciência e Pesquisa, destinado aos deputados da Constituinte Paulista de 1947, enfatizando a necessidade de uma fundação para impulsionar a ciência e tecnologia em São Paulo.
Em 1962, Cavalcanti cedeu espaço e serviços de apoio no quarto andar da Faculdade de Medicina da USP para abrigar a então recém-criada FAPESP. Para se dedicar em tempo integral às tarefas de presidente da Fundação, ele cedeu também o posto de catedrático, que, de outro modo, seria vitalício.
Kerr, engenheiro agrônomo, foi professor ma Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP e no câmpus de Rio Claro da então recém-criada Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ele visitou instituições semelhantes em outros países para organizar a Diretoria Científica, escolheu o corpo de assessores e adotou o sistema de pareceres sigilosos por especialistas (peer review) para avaliar as propostas de pesquisa.
Ele foi presidente da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), implantou o Departamento de Genética na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, dirigiu o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e foi professor também na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Silva, formado pela Faculdade de Direito da USP, foi Presidente da Comissão de Compras, membro do Tribunal de Impostos e Taxas e Diretor Geral da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, tendo trabalhado com seis secretários da Fazenda.
Em setembro de 1962 Silva deixou o cargo de diretor científico e foi substituído por Celso Antônio Bandeira de Mello, advogado pela USP e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Leia também:
Dossiê Fapesp, Estudos Avançados, 1996
Jayme Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, diretor-presidente de 1962 a 1976
Warwick Estevam Kerr, Diretor científico de 1962 a 1964
Raphael Ribeiro da Silva, Diretor administrativo em 1962
Celso Antônio Bandeira de Mello, Diretor administrativo de 1962 a 1968
Reportagens da Agência FAPESP
Warwick Kerr, primeiro diretor científico da FAPESP, morre aos 96 anos, 15 de setembro de 2018
Reportagens da revista Pesquisa FAPESP
Warwick Estevam Kerr: Sempre atento ao Brasil, outubro de 2000
Desbravador da ciência, outubro de 2018
Warwick Estevam Kerr, primeiro diretor científico da FAPESP (1962 – 1964)
Raphael Ribeiro da Silva, primeiro diretor administrativo da FAPESP, em 1962
Celso Mello, diretor administrativo da FAPESP de 1962 a 1968