Jayme Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, primeiro diretor-presidente da FAPESP (1962-1976)
A primeira diretoria do Conselho Técnico-Administrativo (CTA), nomeada um ano antes, começou a trabalhar em 1º. de junho de 1962, marcando a efetiva instalação da FAPESP. O CTA constitui a diretoria executiva e é formado pelo diretor-presidente, pelo diretor científico e pelo diretor administrativo.
O primeiro diretor-presidente foi Jayme Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, médico, professor e futuro diretor da Faculdade de Medicina da USP. Participou dos Fundos Universitários e da elaboração do documento “Ciência e Pesquisa”.
O primeiro diretor científico foi Warwick Estevam Kerr, agrônomo e geneticista, professor da USP. A convite da Fundação Rockefeller, ele visitou instituições semelhantes em outros países para organizar a Diretoria Científica. Ele escolheu o corpo de assessores e adotou o sistema de pareceres sigilosos por especialistas (peer review) para avaliar as propostas de pesquisa. Kerr relembrou seu trabalho à frente da FAPESP em uma entrevista concedida em 2000 à revista Pesquisa FAPESP.
O primeiro diretor administrativo foi Raphael Ribeiro da Silva, da Secretaria da Fazenda de São Paulo, substituído em setembro de 1962 por Celso Antônio Bandeira de Mello, advogado pela USP e professor da PUC-SP.
Leia também:
Desbravador da ciência, revista Pesquisa FAPESP, outubro de 2018
Warwick Kerr, primeiro diretor científico da FAPESP, morre aos 96 anos, Agência FAPESP, 15 de setembro de 2018
Warwick Estevam Kerr, primeiro diretor científico da FAPESP (1962 – 1964)
Raphael Ribeiro da Silva, primeiro diretor administrativo da FAPESP, em 1962
Celso Mello, diretor administrativo da FAPESP de 1962 a 1968