As pesquisas no laboratório de conforto, inaugurado em abril de 2012 na Poli-USP, indicarão como as viagens aéres podem ser mais confortáveis e agradáveis (foto: Poli/Embraer)
Em abril de 2012, a Embraer e a Universidade de São Paulo (USP)inauguraram o Centro de Engenharia de Conforto (CEC), com o propósito de melhorar o conforto dos passageiros no interior dos aviões, harmonizando estética e de funcionalidade.
Único no Brasil, centro funcionará no Laboratório de Engenharia Térmica e Ambiental (Lete) da Escola Politécnica da USP, em São Paulo. Tem cerca de 300 metros quadrados e reproduz uma sala de embarque com finger (passarela que dá acesso ao avião). A parte principal da estrutura representa a cabine de um jato modelo 170 ou 190, com 30 assentos, instalada dentro de uma câmara de pressão que reproduz as condições de voo.
O laboratório de conforto, como é chamado, reúne equipes da Embraer e das universidades de São Paulo (USP), Federal de Santa Catarina (UFSC) e Federal de São Carlos (UFSCar) que já trabalhavam em conjunto para tornar as viagens mais agradáveis, e conta com apoio da FAPESP e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Coordenado por Jurandir Itizo Yanagihara, professor da Poli/USP, o laboratório representa um investimento de R$ 3,2 milhões (FAPESP), com contrapartida de R$ 4,5 milhões (Embraer) e R$ 4,3 milhões (Finep), com contrapartida de R$ 2,9 milhões (Embraer). Os resultados serão aplicados nas futuras aeronaves projetadas pela Empresa.
Para mais informações, veja a reportagem de capa da revista Pesquisa FAPESP e o resumo do projeto Conforto de cabine na Biblioteca Virtual da FAPESP.