O barco Alpha Delphini ao lado do navio Alpha Crucis no porto de Santos (foto: Eduardo Cesar/FAPESP)
O barco Alpha Delphini fez seu primeiro teste de mar em março de 2013 no litoral do Ceará, fez a primeira expedição científica no litoral de Pernambuco, entre a ilha de Itamaracá e o arquipélago de Fernando de Noronha, passando pela zona costeira de Recife, de de 16 a 29 de julho, e foi oficialmente inaugurado no dia 12 de agosto, no porto de Santos, no litoral de São Paulo.
O Alpha Delphini é o primeiro barco oceanográfico inteiramente construído no Brasil, com recursos da FAPESP e da Universidade de São Paulo. Tem 26 metros de comprimento e capacidade de transportar dez pesquisadores, além da tripulação, e autonomia de navegação de 10 a 15 dias.
O barco vai complementar o navio de pesquisa oceanográfica Alpha Crucis, de 64 metros de comprimento e capacidade para levar 20 pesquisadores e 20 tripulantes.
Veja também:
Depoimentos de Celso Lafer, presidente da FAPESP (2min34seg), Michel Mahiques, diretor do Instituto Oceanográfico da USP (1min20seg) e João Grandino Rodas, reitor da USP (1min53seg) sobre o Alpha Delphini.