Em outubro de 2013, representantes da FAPESP e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de Portugalassinaram um memorando de entendimento para promover a colaboração em ciência, tecnologia e inovação em áreas de interesse mútuo.
A FCT é um órgão do Ministério da Educação e Ciência e financia atualmente 2.450 projetos de pesquisa e bolsas para estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Em maio de 2014, o Simpósio São Paulo, Brasil-Portugal - Colaboração Científica debateu e aprofundou as possibilidades de cooperação entre cientistas dos dois países, com apresentações nas áreas de Energias Renováveis, Tecnologia da Informação, Ciências do Mar e Saúde e Biotecnologia.
O ministro da Educação e Ciência de Portugal, Nuno Crato, chefiou uma delegação que se reuniu com representantes da FAPESP em agosto de 2014 para discutir a cooperação científica entre pesquisadores no Estado de São Paulo e de instituições de pesquisa em Portugal.
Em julho de 2015, a FAPESP e a FCT anunciaram os dez projetos selecionados na primeira chamada de propostas de pesquisas no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições.
Para mais informações sobre os projetos em andamento ou concluídos, consulte a página sobre o acordo com a FCT na Biblioteca Virtual da FAPESP.