Em abril de 2015 a FAPESP formalizou um acordo com o Conselho Britânico, tornando-se uma das parceiras do Newton Fund, programa britânico de pesquisa, ciência e da tecnologia em colaboração com 15 países.
Em 2014, o Newton Fund viabilizou o financiamento britânico das 14 propostas de intercâmbio de pesquisadores selecionadas por meio de uma chamada conjunta de projetos da FAPESP e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e de outras 12, selecionadas por meio de uma chamada entre os Conselhos de Pesquisa do Reino Unido e a FAPESP.
Em fevereiro de 2016, a FAPESP anunciou o resultado de três chamadas de propostas lançadas em conjunto com os Conselhos de Pesquisa do Reino Unido (RCUK) e com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no âmbito do programa Newton Fund. Uma proposta do Estado de São Paulo foi selecionada em cada uma das três chamadas.
Também em fevereiro de 2016 foram apresentados os 21 projetos selecionados por meio de uma chamada conjunta entre a FAPESP, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, do Reino Unido. Outros 15 projetos selecionados foram anunciados em fevereiro de 2017.
Para mais informações sobre os projetos em andamento ou concluídos, consulte a página sobre o Newton Fund e os outros Convênios e Acordos de Cooperação na Biblioteca Virtual da FAPESP.
Veja também:
Reportagens da Agência FAPESP
Vespas são eficazes no controle de pragas agrícolas, 21 de janeiro de 2020
Integração entre lavoura e gado aumenta rentabilidade e diminui emissões, 4 de abril de 2019