Escola de Arte da Universidade de Southampton, com a qual a FAPESP estabeleceu convênio de cooperação científica em maio de 2011.
Em maio de 2011, os diretores da FAPESP assinaram acordos de cooperação científica e tecnológica com representantes da universidades de Nottingham, Birmingham e Southampton.
A assinatura dos acordos fez parte de uma visita do conselheiro-chefe para Assuntos Científicos do Gabinete de Ciência e Tecnologia do Reino Unido, Sir John Beddington, à FAPESP, acompanhado de uma delegação composta por representantes de universidades e agências de fomento à pesquisa britânicas.
A FAPESP e a Universidade de Southampton lançaram no mesmo dia chamada de propostas, aberta a pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo e pesquisadores ligados à universidade britânica. Os quatro projetos selecionados foram anunciados em agosto de 2011.
A FAPESP mantém acordos com o King’s College London (KCL), a Universidade de Surrey e com os Conselhos de Pesquisa do Reino Unido (RCUK).
Em junho de 2011 a FAPESP e o King’s College divulgaram as oito propostas de pesquisa aprovadas na chamada pública lançada em 15 de fevereiro de 2011 no âmbito do acordo de cooperação científica entre as duas instituições.
Em dezembro de 2011 a Universidade de Nottingham anunciou que oferecerá dez auxílios visitantes para pesquisadores e professores em início de carreira que atuem em reconhecidas universidades brasileiras.
Em setembro de 2012 a FAPESP e a Universidade de York divulgaram a relação das quatro propostas de pesquisa aprovadas na chamada pública lançada em 3 de maio de 2012, no âmbito do acordo de cooperação científica entre as duas instituições.
Em fevereiro de 2014 a FAPESP e a Universidade de Southampton anunciaram as quatro propostas selecionadas na chamada pública lançada em 2013, no âmbito do acordo de cooperação científica entre as duas instituições.
Em agosto de 2014 a FAPESP e as universidades de Nottingham e de Birmingham divulgaram as seis ropostas aprovadas na segunda chamada lançada no âmbito dos acordos de cooperação científica entre as instituições.
Em abril de 2022, a FAPESP renovou o acordo com a Universidade de Birmingham.
Para mais informações sobre os projetos em andamento ou concluídos, consulte a página sobre o acordo com as universidades de Nottingham, Birmingham, Southampton e York na Biblioteca Virtual da FAPESP.
Veja também:
Reportagens e Depoimentos em Vídeo
Parceria entre Brasil e Inglaterra em alto mar (4min56s), 10 de dezembro de 2018
Reportagens da Agência FAPESP
Estudo focado na atenção primária busca melhorar diagnóstico e manejo da doença pulmonar obstrutiva crônica, 23 de abril de 2024
Consórcio internacional investiga impactos duradouros da pandemia na vida de crianças e jovens, 27 de junho de 2023