O novo supercomputador Tupã, instalado no CPTEC, servirá para estudos de previsões dos impactos das mudanças climáticas nos próximos anos e para aprimorar as previsões climáticas a curto prazo (foto: Eduardo Cesar/Ag.FAPESP)
Em dezembro de 2010, o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) recebeu um supercomputador que abrigará o Modelo Brasileiro do Sistema Climático Global, para previsões dos impactos das mudanças climáticas nos próximos anos. A nova máquina, chamada Tupã, também será usada para aprimorar as previsões climática a curto prazo.
O Tupã ampliou em 50 vezes a capacidade de processamento de informações meteorológica no Inpe. A máquina foi fabricada pela empresa Cray nos Estados Unidos e adquirida por cerca de R$ 50 milhões por meio de apoio da FAPESP e do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Ao longo do ano, por meio de projetos de pesquisa ou encontros apoiados pela FAPESP, especialistas de São Paulo e de outros estados também debateram políticas públicas para enfrentar o problema das mudanças climáticas.
Por meio do Tupã, uma equipe do CPTEC desenvolveu uma nova versão do modelo regional Brams de previsão de tempo, cobrindo toda a América do Sul, apresentada em junho de 2013. A versão 5.0 do Brams gera previsões para até sete dias, com resolução espacial de cinco quilômetros. O modelo anterior fornecia previsões com resolução de 20 quilômetros.
Leia também:
Reportagens da Agência FAPESP
Previsão de tempo no Brasil será mais precisa nos próximos meses, 4 de fevereiro de 2016
Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre é apresentado na China, 22 de abril de 2014
Inpe lança novo modelo de previsão do tempo. 18 de junho de 2013
Microfísica das nuvens, 20 de junho de 2011
Clima sob o olhar do Brasil, 1 de fevereiro de 2011
Previsões mais acertadas, 13 de janeiro de 2011
Reportagens da revista Pesquisa FAPESP
Inpe se destaca pelo pioneirismo, agosto de 2021
Prova de velocidade, novembro de 2016
Tempo firme, novembro de 2011