De 1974 a 1977 a FAPESP participou do Programa Multidisciplinar de Nutrição, em cooperação com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação Ford.
O programa era uma forma de apoio ao Programa Nacional de Nutrição (Pronan), implantado em 1973 pelo governo federal em cooperação com o Banco Mundial. O zoólogo Paulo Vanzolini era o coordenador pela FAPESP e Alberto Carvalho da Silva, (ex-conselheiro e ex-diretor científico da FAPESP) pela Fundação Ford.
O objetivo era apoiar a pesquisa e a formação de pesquisadores nessa área. O programa apoiou 74 bolsas de estudo e 39 propostas de pesquisa sobre desnutrição humana, analisada sob a perspectiva das ciências sociais, administração e planejamento, produção, comercialização e tecnologia de alimentos, epidemiologia e patologia. A Fundação financiou 45 projetos e bolsas dos candidatos de SP
Ref.: SILVA, Alberto Carvalho da (Coord.). FAPESP 30 anos: em apoio à pesquisa e ao desenvolvimento. São Paulo: FAPESP; EDUSP, 1994. p.47-48.