Um material que separa água (em azul, acima) e óleo (rosa) é um dos avanços recentes da Universidade de Michigan, que assinou um acordo de cooperação científica com a FAPESP em setembro de 2012 (foto: Laura Rudich/ Univ. Michigan)
Em setembro de 2012, representantes da FAPESP e da Universidade de Michigan, dos Estados Unidos, assinaram um acordo de cooperação científica e acadêmica.
O objetivo do acordo é estimular a colaboração entre pesquisadores do Estado de São Paulo com os da universidade norte-americana por meio de projetos conjuntos de pesquisa que poderão incluir o intercâmbio de pesquisadores e de estudantes de pós-graduação.
No mesmo dia, as instituições lançaram a primeira chamada de propostas de pesquisa no âmbito do acordo.
O acordo de cooperação foi o primeiro de uma série de convênios que a universidade norte-americana pretende celebrar com instituições científicas na América Latina, especialmente do Brasil.
Em maio de 2013, a FAPESP anunciou as cinco propostas selecionadas na primeira chamada de propostas conjunta lançada pelas instituições.
Em junho de 2014, foram anunciados as quatro propostas selecionadas na segunda chamada.
Em novembro de 2016, pesquisadores dos estados de São Paulo e de Michigan se reuniram na capital paulista para o III Simpósio de Integração Acadêmica e Científica entre a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e a University of Michigan Medical School (UMMS).
Para mais informações sobre os projetos em andamento ou concluídos, consulte a página sobre o acordo com a Universidade de Michigan na Biblioteca Virtual da FAPESP.