A FAPESP e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) apresentaram em outubro de 2011 as 32 propostas de pesquisa aprovadas na chamada do Programa PAPPE-PIPE III lançada em 10 de maio de 2011.
A FAPESP e a Finep constituíram o programa PAPPE-PIPE III, com características diferenciadas do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (PAPPE) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) em razão da existência do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), criado em 1997.
Em novembro de 2011, no Workshop FAPESP-ABC sobre Pesquisa Colaborativa Universidade-Empresa, os coordenadores dos projetos financiados pelo Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) da FAPESP em parceria com as empresas Oxiteno, Braskem, Vale, Natura, Embraer, Microsoft, Suzano, SABESP, Ouro Fino, Recepta Biopharma, JP Indústria Farmacêutica e Mahle apresentaram os resultados alcançados até o momento.
Em março de 2013, a FAPESP e a FINEP divulgaram o resultado da Etapa Conclusiva da primeira Seleção Pública do Programa PIPE/PAPPE Subvenção Econômica à Pesquisa para Inovação, com 12 projetos selecionados, que receberiam apoio financeiro por até 36 meses.
O programa apoia a pesquisa em empresas paulistas para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores, visando ao desenvolvimento das áreas consideradas estratégicas nas políticas públicas federais e ao estímulo à ampliação e o adensamento das atividades de pesquisa para inovação no universo empresarial paulista.
Em maio de 2013 a FAPESP e a Finep divulgaram as 14 propostas aprovadas na primeira Seleção Pública do Programa PIPE/PAPPE Subvenção Econômica à Pesquisa para Inovação. Os projetos receberiam recursos orçamentários da FAPESP e de subvenção econômica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação / Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Finep.
Em fevereiro de 2016, a FAPESP e a Finep anunciaram as 16 propostas selecionadas na chamada Fortalecimento e Qualificação em Manufatura Avançada das Cadeias Produtivas da Indústria Aeroespacial e de Defesa do Estado de São Paulo e as 64 propostas da chamada PAPPE/PIPE Subvenção 2015, vinculadas aos programas PIPE da FAPESP e PAPPE Subvenção da Finep. Cada uma das duas instituições contribuirá com metade dos recursos alocados, da ordem de R$ 30 milhões.
Em setembro de 2016, a FAPESP e a Finep apresentaram os 7 projetos de pesquisa selecionados na chamada Fortalecimento e Qualificação em Manufatura Avançada das Cadeias Produtivas da Indústria Aeroespacial e de Defesa do Estado de São Paulo e os 39 selecionados no Programa PIPE/PAPPE Subvenção Fase III – 4ª Rodada.
Em abril de 2017, a FAPESP e a Finep anunciaram os 42 projetos de empresas aprovados em quatro chamadas de propostas do Programa PIPE/PAPPE para atender demandas de setores estratégicos como Cidades Inteligentes, aplicações espaciais, instrumentação para o novo acelerador Sirius e para buscar soluções inovativas para o combate ao vírus Zika e seu vetor, o Aedes aegypti.
Em dezembro de 2017, a FAPESP e a Finesp apresentaram os oito projetos de empresas paulistas selecionados para inovar procedimentos e aumentar a produtividade e a eficiência no setor agropecuário, de acordo com os temas propostos pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Para mais informações sobre os projetos em andamento ou concluídos, consulte a página sobre os acordos com a Finep na Biblioteca Virtual da FAPESP.