Em 1970, como o uso de radares adquiria importância em estudos de meteorologia, os diretores da FAPESP convidaram James A. Weiman, professor e pesquisador da Universidade de Wisconsin, Estados Unidos, para avaliar a oportunidade de apoio financeiro a essa linha de pesquisa em São Paulo.
Weiman, depois de visitar as instituições de pesquisa paulistas, recomendou o apoio às pesquisas nessa área. Sua avaliação embasou o Programa Radar Meteorológico de São Paulo (RADASP) – um radar de objetivos múltiplos para pesquisas meteorológicas no Estado de São Paulo. Seus propósitos eram promover a formação de pessoal qualificado no uso de técnicas avançadas em meteorologia e fornecer previsões meteorológicas mais eficientes para a agricultura.
Implantado a partir de 1974, o RADASP facilitou a instalação de um radar no Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Fundação Educacional de Bauru, depois incorporado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Também gerou colaborações entre grupos de pesquisas do Brasil e de outros países.
Leia também:
Os Projetos Especiais