Vista panorâmica da Universidade de Montreal, no Canadá, com a qual a FAPESP firmou um acordo de cooperação em maio de 2014 (crédito: Univ. Montreal)
Em maio de 2014 a FAPESP assinou um acordo de cooperação em pesquisa com a Université de Montréal, no Canadá, a Université Libre de Bruxelles, na Bélgica, e a Université de Genève, na Suíça. Em 2012 as três formam o grupo denominado Parceria G3 das melhores universidades de língua francesa para promover pesquisas de interesse comum.
As três universidades são bastante antigas e prestigiadas em seus países. A Montréal, criada em 1878, reúne atualmente 64.000 estudantes. A de Bruxelas, de 1834, 13.000. A de Genebra, fundada em 1559 pelos teólogos Teodoro de Beza e João Calvino, abriga hoje 16.000 estudantes.
“É muito importante para nós ter um parceiro como a FAPESP, uma agência de fomento capaz de oferecer uma espécie de garantia de qualidade às pesquisas que poderão surgir a partir de nosso acordo”, afirmou Margareta Baddeley, vice-reitora da Université de Genève na cerimônia de assinatura do acordo de cooperação.
“Acreditamos que o Brasil é um dos principais locais em que nossos pesquisadores devem estar atualmente”, disse Serge Jaumain, vice-reitor de Relações Internacionais da Université Libre de Bruxelles.
Guy Breton, reitor da Université de Montréal, afirmou que “a associação que constituímos entre as três universidades francófonas permite identificar projetos em comum e encontrar outros parceiros como forma de estimular uma visão mais ampla da pesquisa em diferentes áreas”.
Para mais informações sobre os projetos em andamento ou concluídos, consulte a página sobre o acordo com a Parceria G3 na Biblioteca Virtual da FAPESP.