Sede da Royal Society, em Londres, onde se realizaram as apresentações de debates da FAPESP Week London em 2013 (foto: Royal Society).
Em setembro de 2013, depois de participarem de uma feira de empregos para jovens cientistas, pesquisadores de São Paulo e diretores da FAPESP estiveram à frente da FAPESP Weeek London, simpósio organizado pela FAPESP na Royal Society com apoio do British Council e da Embaixada Brasileira em Londres.
Na sessão de abertura, David Willetts, ministro para Universidades e Ciência do Reino Unido, destacou a importância dos acordos de cooperação bilaterais de agências de financiamento para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, e Paul Boyle, membro da Science Europe, associação que reúne 53 instituições de pesquisa na Europa, considerou o Brasil um parceiro-chave do Reino Unido na área da ciência.
Como parte da programação, a FAPESP anunciou novos acordos de cooperação científica, com a Universidade de Cambrigde, com o Imperial College London e com a Universidade de Manchester e com a BG Brasil na área de gás natural, uma nova seleção pública de propostas para intercâmbio de pesquisadores e bolsistas de pós-doutorado com o King’s College London e uma chamada de propostas de pesquisas com a Universidade de Edinburgh.
Pesquisadores de São Paulo e do Reino Unido apresentaram uma síntese de seus trabalhos conjuntos em clima, biodiversidade, botânica, genética, biocombustíveis, memórias tridimensionais de computadores e jornalismo científico, além de uma avaliação da cooperação em pesquisa entre universidades e empresas.
O primeiro dia da FAPESP Week London terminou com a abertura da exposição Brazilian Nature – Mystery and Destiny na sede da embaixada brasileira no Reino Unido (veja a programação e as apresentações em PDF).
A FAPESP promoveu encontros semelhantes em 2011 em Washington, em 2012 nas cidades de Toronto, no Canadá, Cambridge, Washington DC e Morgantown, nos Estados Unidos, em 2013 em Tóquio e na Carolina do Norte, Estados Unidos, em 2014 em Beijing, na China, e em Munique, na Alemanha, e em Berkeley e Davis, na Califórnia, Estados Unidos, em 2015 em Buenos Aires, São Paulo e Barcelona, em 2016 em Ann Arbor e Columbus, nos Estados Unidos, e em Montevidéu, no Uruguai, em 2017 em Lincoln e Lubbock, nos Estados Unidos, e em 2018 em Bruxelas, na Bélgica, e em Nova York, e em 2019 novamente em Londres e em Lyon e Paris.
Leia também:
Reportagem da revista Pesquisa FAPESP
Simpósios FAPESP Week inspiram pesquisadores paulistas a criar parcerias internacionais de alto nível, setembro de 2015