Em maio de 2021, a FAPESP, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) anunciaram as seis propostas aprovadas de Centros de Pesquisas Aplicadas (CPAs) em Inteligência Artificial com foco nas áreas de saúde, agricultura, indústria e cidades inteligentes.
Os seis novos Centros seguirão o modelo adotado no programa Centros de Pesquisa em Engenharia da FAPESP. São eles:
. CPA Inteligência Artificial Recriando Ambientes (IARA), sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) em São Carlos, que se dedicará a cibersegurança, educação, infraestrutura, meio ambiente e saúde de cidades inteligentes.
. Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde (CIIA-Saúde), no Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que investigará medicina terapêutica, gestão de saúde e epidemias.
. Brazilian Institute of Data Science (BIOS), na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (FEEC-Unicamp), que vai desenvolver diagnósticos médicos e novas técnicas de otimização do uso de recursos agrícolas.
. Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial para a Indústria, no Senai/Cimatec da Bahia, que implementará uma plataforma digital aberta de ciência de dados e inteligência artificial para a indústria 4.0.
. Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial para a Evolução das Indústrias para o Padrão 4.0, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo, que trabalhará em sistemas autônomos, robótica e máquinas-ferramentas.
. Centro de Referência em Inteligência Artificial (Cereia), na Universidade Federal do Ceará (UFC), que desenvolverá projetos de internet das coisas (IoT), big data e transformação digital, voltadas a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.
A FAPESP, o MCTI e o CGI.Br disponibilizarão R$ 1 milhão por ano para cada centro por até dez anos. Valor idêntico será aportado pelas empresas parceiras.
Em setembro de 2023, a FAPESP anunciou mais quatro Centros de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial:
. Centro de Pesquisa em Engenharia Ciência de Dados para a Indústria Inteligente (CDI2), no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (IC-Unicamp), Departamento de Computação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru, e Instituto Avançado para Inteligência Artificial (AI2) da Unesp, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de São Paulo.
. Centro de Excelência em Inteligência Artificial para Energias Renováveis, no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ).
. Centro de Excelência em Inteligência Artificial para Segurança Cibernética, no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE).
. PRAIA Educação - Pesquisa Realmente Aplicada em Inteligência Artificial: educação para a 4ª revolução industrial, no Centro de Informática da CIn-UFPE.
Veja também:
Reportagens e Depoimentos em Vídeo
Inteligência artificial aprimora previsão de condições oceânicas em áreas portuárias (1min12s), 6 de fevereiro de 2022
Reportagens da Agência FAPESP
Repositório vai reunir e disponibilizar dados para aperfeiçoamento dos sistemas de saúde, 15 de março de 2024
Novo centro vai usar dados e inteligência artificial para tomada de decisões em segurança pública, 24 de outubro de 2023
FAPESP anuncia a criação de quatro Centros de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial, 6 de setembro de 2023
ChatGPT pode ser aliado no processo de ensino-aprendizagem, avalia especialista, 10 de março de 2023
Centro de Pesquisa em Inteligência Artificial entra em operação na Unicamp, 29 de novembro de 2022
Publicação questiona visão positivista da robótica e da inteligência artificial, 3 de maio de 2022
Reportagens da revista Pesquisa FAPESP
ChatGPT inaugura uma nova era na interação entre seres humanos e computadores, março de 2023