Em julho de 2015, a FAPESP e a Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) assinaram um acordo de cooperação para estimular a colaboração em pesquisa e o intercâmbio científico e entre pesquisadores das universidades vinculadas à AUGM e pesquisadores do estado de São Paulo.
Criada em 1991 para promover a cooperação científica, culturas, educacional e cultural entre os países-membros, a AUGM é uma rede formada por 31 universidades públicas na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.
No Brasil, 11 instituições fazem parte da associação: as três universidades públicas paulistas – Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, e as universidades federais dos estados de Goiás (UFG), Minas Gerais (UFMG), Paraná (UFPR), Rio de Janeiro (UFRJ), Santa Catarina (UFSC) e Rio Grande do Sul (UFRGS e UFSM, de Santa Maria).
Para mais informações sobre os projetos em andamento ou concluídos, consulte a página sobre o acordo com a AUGM na Biblioteca Virtual da FAPESP.