O Castelo de Durham, transformado em 1837 na University College, a mais antiga das faculdades da Universidade de Durham, com a qual a FAPESP firmou um acordo de cooperação em julho de 2014 (foto: Univ. Durham)
Em julho de 2014, dirigentes da Universidade de Warwick, Inglaterra, visitaram a FAPESP para formalizar um acordo de cooperação científica. Os representantes da universidade destacaram as áreas de biologia sintética, matemática, inovação na indústria automotiva, ciências da vida e a expansão, inclusão e mobilidade nas metrópoles como as de maior interesse em projetos colaborativos.
Em funcionamento desde 1965, a Universidade de Warwick é uma das dez principais do Reino Unido, com 23.000 estudantes, dos quais quase 10.000 na pós-graduação. Um terço dos estudantes provém de cerca de 120 países.
Também em julho de 2014, a FAPESP e a Universidade de Durham, Inglaterra, assinaram um acordo para promover a cooperação científica e tecnológica entre pesquisadores do Estado de São Paulo e de Durham, por meio do financiamento de projetos de pesquisa conjuntos.
Terceira universidade mais antiga da Inglaterra, depois de Oxford e Cambridge, Durham foi fundada em 1832 e é uma das universidades mais prestigiadas do Reino Unido, atualmente com 12.500 estudantes de graduação e 4.500 de pós graduação (20% de outros países).
O primeiro acordo de cooperação científica entre a FAPESP e uma instituição da Irlanda do Norte, a Queen's University of Belfast (QUB), foi assinado em julho de 2014.
Fundada como Queen’s College em 1845 e estabelecida como universidade em 1908, a Queen's tem cerca de 17.000 estudantes de graduação e 5.500 de pós-graduação. É uma das mais prestigiadas universidades do Reino Unido.
Para mais informações sobre os projetos em andamento ou concluídos, consulte a página sobre os acordo com as universidades de Warwick, de Durham e de Belfast na Biblioteca Virtual da FAPESP.
Faculdade de Matemática e Física da Queen's University of Belfast, com a qual a FAPESP firmou um acordo de cooperação em junho de 2014 (foto: QUB).
Um dos prédios da Universidade de Warwick, com a qual a FAPESP formalizou um acordo de cooperação científica em julho de 2014 (foto: Univ. Warwick)