Um dos prédios da Faculdade de Medicina do Imperial College London, com o qual a FAPESP assinou um memorando de entendimento para promover a colaboração científica, em setembro de 2013 (foto: ICL, Christian Richters)
Em setembro de 2013, como parte da programação da FAPESP Week London, representantes da FAPESP Week London anunciaram a assinatura de memorandos de entendimento para pôr em execução a cooperação científica e tecnológica entre pesquisadores do Estado de São Paulo e do Imperial College London e com a Universidade de Manchester.
O memorando assinado com o Imperial College, com duração de cinco anos, prevê o investimento anual por projeto selecionado de até 6.000 libras esterlinas por parte do Imperial College, a FAPESP participando com valor equivalente em reais. O limite do desembolso para os projetos selecionados em cada chamada de propostas é de 50.000 libras.
O memorando com Universidade de Manchester prevê um aporte anual de até 100.000 libras divididos igualmente pelas duas instituições ao longo de cinco anos.
Em junho de 2014 a FAPESP e a Universidade de Manchester anunciaram os quatro projetos selecionados na primeira chamada pública de propostas no âmbito do acordo de cooperação científica entre as instituições.
No início de setembro havia sido celebrado um acordo de cooperação científica entre a FAPESP e a Universidade de Cambridge, também com o objetivo de promover a colaboração bilateral e o desenvolvimento de projetos conjuntos entre cientistas ligados às duas instituições.
Em agosto de 2014 a FAPESP e o Imperial College London anunciaram o resultado da primeira chamada de propostas lançada no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições, com sete propostas selecionadas.
Para mais informações sobre os projetos em andamento ou concluídos, consulte as páginas sobre os acordos com o Imperial College e com as universidade de Manchester e Cambridge na Biblioteca Virtual da FAPESP.