Um dos prédios da Universidade de Salamanca (Usal), da Espanha, com a qual a FAPESP firmou um acordo de cooperação científica em novembro de 2011 (foto: Usal)
A FAPESP e a Universidade de Salamanca (Usal), da Espanha, assinaram em novembro de 2011 um acordo de cooperação científica para o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos entre pesquisadores e estudantes de pós-graduação do Brasil e da Espanha.
O acordo será realizado por meio do Centro de Estudos Brasileiros (CEB) da Usal e integra o esforço da FAPESP em promover a colaboração científica com outros países. A FAPESP assinou em 1985 o primeiro acordo de intercâmbio científico, com o Conselho Britânico.
De 10 a 14 de dezembro de 2012, representantes da FAPESP fizeram apresentações em Madri e em Salamanca com o propósito de estimular colaborações científicas entre a Espanha e o Estado de São Paulo.
Em Salamanca, como parte do simpósio Brasil y España en los 50 anos de la FAPESP. João Antônio Martino, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), anunciou que, pela primera vez no Brasil, seu grupo conseguiu desenhar e fabricar um protótipo de um novo tipo de transistor, conhecido como FinFET ou transistor 3D.
A FAPESP e a Universidad de Salamanca (USAL) lançaram uma chamada pública de propostas para o apoio a projetos de pesquisa envolvendo o intercâmbio de pesquisadores no âmbito do acordo de cooperação em pesquisa entre as instituições.
Para mais informações sobre os projetos em andamento ou concluídos, consulte a página sobre o acordo com a Universidade de Salamanca e os outros Convênios e Acordos de Cooperação na Biblioteca Virtual da FAPESP.
Veja também:
As publicações Tribuna Salamanca, El Adelanto on-line, La Gaceta (Salamanca) online, Ical, Presspeople, Universidad de Salamanca, Innovaticias e Dicyt - Agencia de Noticias para la divulgación de la Ciencia y Tecnología noticiaram as possibilidades de parceria entre pesquisadores da Espanha e de São Paulo nos dias 12 e 13 de dezembro de 2011.
No dia 13 o Madrimas+d (Informácion) publicou o artigo Perspectivas de cooperación en ciencia entre Brasil y España, de Carlos Henrique de Brito Cruz e no dia 16 o Estado de São Paulo publicou o artigo A FAPESP no mundo, de Celso Lafer.