Faculdade de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidade do Chile, que formalizou um acordo de cooperação com a FAPESP em junho de 2014 (foto: UCH)
Em julho de 2013, a FAPESP assinou o primeiro acordo de cooperação científica com uma instituição do Chile, a Universidad de La Frontera (Ufro). Fundada em 1981 e sediada em Temuco, centro-sul do Chile, a Universidad de La Frontera reúne 8.500 estudantes de graduação e 800 de pós-graduação.
Outro acordo foi assinado em junho de 2014, com a Universidad de Chile (UCH). Fundada em 1842, a Universidad de Chile é a mais antiga instituição de ensino superior do país e atualmente reúne 38.000 estudantes de graduação e pós-graduação.
Em novembro de 2016 a Universidad de Magallanes (UMAG) firmou um acordo de cooperação científica com a FAPESP. Criada em 1981, a UMAG está localizada em Punta Arenas, extremo sul do Chile, com 4.000 estudantes.
Para mais informações sobre os projetos em andamento ou concluídos, consulte a página sobre os acordos com as universidade de La Frontera, Chile e Magallanes na Biblioteca Virtual da FAPESP.
Leia também:
Reportagens da Agência FAPESP
Colaboração Chile-Brasil avalia impactos da mudança climática em um dos locais mais intocados do mundo, 1 de março de 2024