Linha de montagem da PSA Peugeot Citroën, que estabeleceu um acordo de cooperação científica e tecnológica com a FAPESP em novembro de 2012 (foto: PSA)
Em novembro de 2012 a FAPESP e a Peugeot Citroën do Brasil Automóveis assinaram um acordo de cooperação para apoio à pesquisa científica e tecnológica cooperativa entre pesquisadores em atividade no Estado de São Paulo e da empresa. O acordo previa a criação de um Centro de Pesquisas em Engenharia voltado para o desenvolvimento de motores a combustão movidos a biocombustíveis.
Em novembro de 2013, a FAPESP anunciou oficialmente a criação do Centro em Pesquisa em Engenharia Prof. Urbano Ernesto Stumpf, com investimento previsto de R$ 32 milhões (R$ 8 milhões da FAPESP, R$ 8 milhões da Peugeot e R$ 16 milhões das universidades participantes) por um período de 10 anos.
O Centro reunirá pesquisadores da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com um comitê consultivo internacional formado por pesquisadores do Paris Institute of Technology (ParisTech), do Instituto Politécnico de Turim, da Universidades de Cambridge e do University College London, do Reino Unido, e da Universidade Técnica de Darmstadt, da Alemanha.
Em outubro de 2014 a FAPESP e a Peugeot Citroën do Brasil assinaram um termo de convênio de cooperação com a USP, Unicamp, ITA e IMT para o lançamento do Centro de Pesquisa em Engenharia Professor Urbano Ernesto Stumpf.
Para mais informações sobre os projetos em andamento ou concluídos, consulte a página sobre o acordo com a Peugeot Citroën na Biblioteca Virtual da FAPESP.
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