Centro de Pós-Graduação da CUNY, com a qual a FAPESP promoveu a FAPESP Week New York em novembro de 2018 (foto: David Shankbone/Wikimedia)
Em novembro de 2018, a FAPESP promoveu a FAPESP Week New York, em colaboração com a City University of New York (CUNY) e o Wilson Center.
“É um evento importante por abrir avenidas de cooperações científicas e representar uma primeira demonstração do sucesso da colaboração entre a CUNY e a FAPESP", disse Chase F. Robinson, presidente da CUNY, na abertura do encontro. Fundada em 1847, a CUNY é a maior universidade pública urbana do mundo, com 25 campi, 275 mil estudantes duação e mais de 100 centros de pesquisa.
As apresentações dos pesquisadores trataram de projetos de empresas nascentes de tecnologia nos Estados Unidos, despoluição de rios, diferenças na exposição à poluição na cidade de São Paulo, jetlag social, fisiologia da respiração, doenças debilitantes, ação de bactérias no organismo humano, desenvolvimento de fármacos, desigualdade econômica no mundo, violência urbana e desigualdades sociais nas cidades médias do Brasil, fake news e mídias sociais em campanhas políticas, governança ambiental, interação de luz e som, materiais bidimensionais, raios gama, oportunidades de pesquisa com o Sirius, a nova fonte brasileira de luz síncrotron e formação do Universo.
A FAPESP promoveu encontros semelhantes em 2011 em Washington, em 2012 nas cidades de Toronto, no Canadá, Cambridge, Washington DC e Morgantown, nos Estados Unidos, em 2013 em Tóquio, Londres e na Carolina do Norte, Estados Unidos, em 2014 em Beijing, na China, e em Munique, na Alemanha, e em Berkeley e Davis, na Califórnia, Estados Unidos, e em 2015 em Buenos Aires, em São Paulo e em Barcelona, em 2016 em Michigan e Ohio e em Montevidéu, no Uruguai, em 2017 em Nebraska e Texas, Estados Unidos, em 2018 também na Bélgica, em 2019 em Londres e em Lyon e Paris e em 2024 em Illinois, nos Estados Unidos.
Leia também:
Reportagem da revista Pesquisa FAPESP
Simpósios FAPESP Week inspiram pesquisadores paulistas a criar parcerias internacionais de alto nível, setembro de 2015