Ao longo do ano, relata o Relatório das Atividades de 1993, as reuniões do Conselho Técnico-Administrativo e no Conselho Superior planejaram a criação de duas novas modalidades de apoio:
. o Programa de Apoio à Capacitação Tecnológica do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia, através da concessão de auxílios para a realização de projetos de inovação tecnológica desenvolvidos em parceria entre universidades e instituições de pesquisa, de um lado, e empresas, de outro;
. o Programa de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia, para financiamento de itens de infraestrutura não incluídos nos projetos rotineiros de auxílios de pesquisa.
Em 1993, a distribuição percentual dos recursos foi esta: projetos temáticos, 42,7%; projetos individuais de pesquisa e intercâmbio científico, 42,1%; bolsas no país, 10,5%; bolsas no exterior, 4,7%.
Dos 3.844 auxílios solicitados, foram aprovados 2.124; das 2.317 solicitações de bolsas no país, foram concedidas 1.837.
A rede ANSP conectou-se às outras regiões do país através da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) do CNPq com linhas diretas a 64.000 bps para Brasília, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e a 9.600 bps para Minas Gerais, Pernambuco e Paraná.