Em setembro de 2016, a FAPESP e a Equinor (antiga Statoil) assinaram um acordo de cooperação com o propósito de selecionar e apoiar pesquisa científica e tecnológica cooperativa entre pesquisadores do Estado de São Paulo e da Statoil.
A Equinor é uma empresa produtora de petróleo e gás, sediada na Noruega, com atuação no Brasil nas áreas de óleo e gás e energia solar.
O acordo prevê o aporte financeiro para as atividades de pesquisa aprovadas no âmbito deste acordo de no máximo R$ 2,5 milhões por ano a serem desembolsados pela FAPESP e pela Equinor.
Em fevereiro de 2019, a FAPESP e a Equinor lançaram o Centro de Pesquisa em Engenharia em Gerenciamento de Reservatórios e de Produção de Petróleo e Gás (ERC-RPM, na sigla em inglês).
Sediado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o novo centro deverá buscar soluções inovadoras para otimizar a produção e a eficiência de poços de petróleo, recuperar reservatórios e melhorar o gerenciamento da água extraída junto com o petróleo nas atividades de perfuração e extração.
Veja os projetos concluídos ou em andamento na página sobre o acordo com a Equinor na Biblioteca Virtual da FAPESP.
Veja também:
Programa FAPESP Centros de Pesquisa em Engenharia
Reportagens e Depoimentos em Vídeo
Centro de Pesquisa em Engenharia em Reservatórios e Gerenciamento de Produção de Petróleo e Gás (4min14s), 19 de fevereiro de 2019