O deputado estadual Caio Prado Júnior
Na sessão plenária de 2 de outubro de 1947, o deputado Caio Prado Júnior defendeu a regulamentação do artigo 123 da nova Constituição paulista:
“Esta medida parece-me uma das de maior alcance incluída na nossa Constituição porque, sem dúvida nenhuma, se a iniciativa nela prevista for bem conduzida, resultará numa completa transformação da vida cultural, e direi mesmo econômica e social de nosso Estado e, por consequência, do Brasil.”
Caio Prado Júnior foi um dos primeiros e mais ardorosos defensores da criação de uma fundação de pesquisa em São Paulo, abrindo e promovendo debates na Assembleia Legislativa em 1947.
Caio Prado Júnior foi historiador, geógrafo, escritor, político e editor brasileiro. Formado em Direito pela USP, escreveu livros fundamentais para entender o desenvolvimento social e econômico do Brasil, como Formação do Brasil Contemporâneo e História Econômica do Brasil.
Refs.: DOCUMENTO 4: Discurso do Deputado Caio Prado Junior na sessão do dia 2 de outubro. In: MOTOYAMA, S.; Hamburger, A.I.; NAGAMINI, M. (Orgs.) Para uma história da FAPESP: marcos documentais. São Paulo: FAPESP, 1999. p. 66-68.
DOCUMENTO 5:Projeto de Lei Nº 248 de 1947. Institui a Fundação Paulista de Pesquisas Científicas. In: MOTOYAMA, S.; Hamburger, A.I.; NAGAMINI, M. (Orgs.) Para uma história da FAPESP: marcos documentais. São Paulo: FAPESP, 1999. p. 69-73.