Antonio Hélio Guerra Vieira, Presidente do Conselho Superior de 1979 a 1985
Nascido em Guaratinguetá, interior paulista, Antonio Hélio Guerra Vieira (1930- ) formou-se engenheiro mecânico e eletricista na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) em 1953 foi trabalhar na fábrica de automóveis da Ford, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, mas em um mês foi convidado para ser professor na Politécnica. Em vez de assumir de imediato, preferiu aperfeiçoar-se e fez o doutorado na Escola Normal Superior de Paris.
Na Politécnica, Vieira foi um dos criadores do Departamento de Engenharia Elétrica, participou do projeto do primeiro computador montado na Universidade de São Paulo, o chamado Patinho Feio ou Projeto G-10, e fundou o Laboratório de Sistemas Digitais (LSD). Ele foi diretor da Politécnica de 1980 a 1982 e logo depois reitor da USP de 1983 a 1986.
Vieira foi um dos criadores e presidentes da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), presidente do Instituto de Engenharia e da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp). Entre outras premiações, foi reconhecido como Eminente Engenheiro do Ano, em 1977, pelo Instituto de Engenharia; em 2000, recebeu o título de professor emérito da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; e, em 2009, foi agraciado com a Medalha Armando de Salles Oliveira, da Universidade de São Paulo.
Em junho de 2023, recebeu o Prêmio Destaques em Governança na Internet, por ter liderado a equipe que desenvolveu o primeiro computador brasileiro, em 1972.
Leia mais:
Antonio Hélio Guerra Vieira: de bolsista a presidente da FAPESP
Três ex-presidentes da FAPESP são homenageados com o Prêmio Destaques, Agência FAPESP, 26 de junho de 2023