Paulistano, Celso Antônio Bandeira de Mello (1936-) formou-se em ciências jurídicas e sociais em 1959 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Mello iniciou sua vida profissional como advogado, chefiou o serviço de documentação do Instituto de Administração da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP) e foi assessor na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Em 1963 – logo depois de iniciar sua gestão como diretor administrativo da FAPESP –, Mello foi contratado como professor da Faculdade Paulista de Direito da PUC-SP, na qual foi vice-reitor de 1973 a 1976, chegou a professor titular em 1974 e recebeu o título de professor emérito em 2007.
Reconhecido como um dos expoentes do Direito Administrativo e autor de cerca de 20 livros nessa área, Mello recebeu, entre outras premiações, o título de Professor Extraordinário Visitante, Universidad Catolica de Salta, Argentina, em 2004; a Grande Medalha da Inconfidência, do Governo do Estado de Minas Gerais, em 1999; a Medalha João Mangabeira, Instituto dos Advogados do Brasil, em 1984; e o título de Doutor "Honoris Causa", Universidad La Rioja, Argentina, em 1979.